quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Saudade

    Será que os livros com indicações de ‘’Infantil’’ ou ‘’Infanto-juvenil’’ não podem ser um resgate da infância para nós adultos? Bem, confesso que acredito que alguns possuem o poder do ‘’resgate’’. E você? 


Este que vou compartilhar é um deles! O nome do livro é ‘’Saudade’’, da Coleção Sentimentos e que foi escrita por Fábio Gonçalves Ferreira, lançado pela editora Cedic e com ilustrações de Alexandre Cardoso, Alisson Damasceno, Claudiney Almeida, Edusá, Giovanni Barbosa e   Ricardo Tokumoto.

A recordação que tive ao término, foi da saudade dos nossos avôs, avós, tias e madrinhas que já não fazem mais parte deste plano (falo por mim e pela mana abençoada), dos passeios em família, dos gibis lidos na infância, dos eventos culturais na Escola (Feira de ciência) , do nosso pai e de tantos momentos bons vividos.

Sempre digo que saudade é recordação de momentos bons vividos em sua plenitude. Penso que saudade é algodão doce, que pode em minutos evaporar se não for aproveitada naquele momento de ‘’vontade’’... Vou além...A saúde é um balde que transborda, mas você não sabe com fechar a torneira, pois você está com uma luva de boxe. 

Bem, Cláudio é psicólogo clínico e doutor em psicologia pela USP e ao lançar esta coleção composta por 9 livros sobre sentimentos: (alegria, amor, ansiedade, ciúme, medo, raiva, solidão, tristeza e vergonha) o seu desejo foi de ajudar a criança a aprender a lidar com diversos sentimentos  e emoções e, no final, ela dar conselhos aos pais e educadores.

Na verdade, conheci esta coleção quando estava em uma Feira do Livro, aqui em Belém, e tive a missão de comprar um livro para dar de presente ao filho de uma amiga.

Hummmm...O que comprar? Após umas ‘’trocas de figurinhas’’ com a ‘’mana abençoada’’ chegamos a este livro, que consideramos como relevante para ser presenteado. É claro que falei com minha amiga sobre o livro e ela quis ler antes de dar ao filho. O que ela achou? Gostou muito e também recordou de vários momentos da sua infância e a saudade ‘’bateu forte’’.

Daí, a minha pergunta no inicio:’’ Será que os livros com indicações de ‘’Infantil’’ ou ‘’Infanto-juvenil’’ não podem ser um resgate da infância para nós adultos?’’

Enfim, ela leu com o filho e ele mencionou que havia gostado muito e até disse: ‘’Saudade é igual presente de natal. Tem tempo para chegar e deixar a gente feliz’’ (8 anos de idade)

O autor faz várias reflexões. Cito uma por aqui:

‘’Ter  saudade é sentir falta, mas não é sentir uma faltazinha à toa... É sentir falta com força!’’

Alda de Cássia