sexta-feira, 21 de junho de 2019

Conto: O mais lindo lugar (adaptado)



Pois bem, como prometi ontem, aqui vou contar mais um conto terapêutico. O último contado para o paciente antes da sua descida da UTI para a enfermaria.

Menciono que ao chegar à UTI com um ‘’conto em mente’’, no caso ‘’O vendedor de geladeira no Polo Norte’’, vi um biombo cercando o leito do paciente e percebi que ele estava entristecido.

Ao fazer um ‘’raio x’’ do local, notei que era porque o paciente a sua frente estava em estado grave e, provavelmente, poderia fazer uma parada cardíaca devido aos parâmetros extremamente baixos.

O que fiz? Mudei de estratégia e contei um conto adaptado: ‘’O mais lindo lugar...’’ (meu título). Ele fala de 2 pacientes, sendo um deles internado há mais de 1 mês (referência ao paciente da UTI) e que eram amigos.

Um deles ficava na janela e relatava ao outro as belezas de um jardim que via.Tanta beleza, tantas pessoas felizes.Pipoqueiro, lago, árvores frondosas e lindo jardim de rosas.

Isso encantava o paciente que só via outros pacientes graves ‘’entubados’’ (referência ao paciente UTI). Só que um dia o paciente foi embora. Então, ocorreu uma mudança.(Tentativa de preparação para  possível  morte do paciente da UTI a sua frente)

A enfermeira atendeu ao pedido do paciente antes da sua partida e colocou o amigo dele na janela. O que aconteceu? Ele viu que no lugar do jardim havia um muro alto de concreto.

Moral da história: Você cria a imagem que possa alegrar os seus dias ou do outro.

Moral para o paciente: Use este pano branco (do biombo) a sua frente e crie o seu jardim. Se desejar, coloque árvores frondosas. Crianças brincando. Lago, pássaros...Crie o seu cenário,pois aqui está a sua janela!Tendo o paciente sorrido, tendo concordado com a cabeça e dito sussurrando ‘’vou criar o meu jardim’’

Alda de Cássia

* Imagem:Comprar papel de parede