terça-feira, 22 de outubro de 2019

Sobre as Deficiências Intelectuais




Tenho o hábito de ler muito e sempre busco informações que possam ajudar-me no meu trabalho, como terapeuta ocupacional, trabalhando com crianças, jovens e adultos com Deficiência Intelectual.


O que é deficiência intelectual? Segundo artigo do ''Prêmio Saúde -10 anos '': ''Ela é marcada pela dificuldade de raciocínio e limitações de comunicação, autocuidados, resultados de alterações no desenvolvimento cerebral, distúrbios genéticos e complicações no parto são os principais fatores por trás dessa condição''.

Bem...Vou falar da revista ''Ciranda da Inclusão'' . Vamos Lá!

Ao ler esta revista: ’’Ciranda da Inclusão- A Revista do Educador’’, com o tema central ‘’Deficiência Intelectual’’, resolvi conversar com você hoje sobre este assunto.

Lembro-me quando fiz estágio em uma associação, na qual hoje sou funcionaria já há 21 anos, que o termo não era deficiência intelectual e sim deficiência mental para todo aquele que apresentava sérios prejuízos na aprendizagem, englobando os aspectos cognitivos e motores.

Ouvia algumas mães perguntarem ainda na anamnese: ‘’Ele é doente, doutora?’’ Eu respondia: "Não! Ele tem atraso no seu desenvolvimento. Ele precisa ser estimulado para crescer como todas as crianças. Ele terá limitações motoras, dificuldades de aprender, mas tem capacidade de aprender e nos ensinar que o limite não existe onde o amor faz morada’’.

Todos os artigos desta revista são preciosos em termo de conhecimento, pois são fonte de pesquisa e multiplicação de conhecimentos de forma acessível à compreensão.

Quem são as pessoas que possuem deficiência intelectual? Segundo o Ministério da Educação e Cultura, são consideradas:

’’Pessoas com funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos 18 anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como: comunicação, cuidado pessoal; habilidades sociais; utilização da comunidade; saúde, segurança; habilidades acadêmicas; lazer; trabalho’’.

 Ouvia mães dizerem: ’’Ele nunca vai para escola?’’,’’Ele nunca vai ser normal?’’. Essas falas vem da falta de conhecimento de que a criança, desde pequena, mesmo com suas limitações, sejam elas físicas ou cognitivas,nascem com potencial de aprendizado.

 Antes de dizer que o bebê possui deficiência intelectual, é necessário uma avaliação por uma equipe multidisciplinar composta, por: pediatra, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, fonoaudióloga e psicólogo (a).

Bem, não quero tornar nosso bate-papo de hoje muito técnico. Por isso optei em fazer um resumo de um artigo da revista, para que você saiba quais são quatro síndromes mais comuns que apresentam a Deficiência Intelectual e colocar uns apontamentos sobre a síndrome de Down, com um relato da minha experiência profissional. Ok?

           Síndrome de Down:

É a presença de um cromosso extra no par 21, ou seja, a criança apresenta 3 cromossos no par 21, no qual deveriam ser só 2! Sendo chamada de trissomia 21.

A criança terá características que, muitas vezes, sem o exame do cariótipo (que confirma a síndrome de Down), nos fazem sugerir que tenha traços da síndrome de Down, o que falamos para aos pais que estão aflitos por explicações.

Segundo o artigo: "Baixo peso e tamanho no nascimento, hipotonia(musculatura mais flácida que o normal): pescoço curto, prega na pálpebra superior no canto interno dos olhos(o que os deixa parecidos com pessoas orientais),macroglossia( língua grande e flácida), feições características e estatura baixa, além de problemas cardíacos,retardo mental e suscetibilidade à infecções respiratórias, leucemia e doença de Alzheimer, em alguns casos, na mesma porcentagem para pessoas consideradas normais, só que 30 anos mais cedo.’’

Por exemplo: Aos 5 meses não sustenta a cabeça,caindo de um lado para outro.A mãe diz que a criança é ‘’molinha’’ e os técnicos dizem que ela é ‘’hipotônica’’(Diminuído o tônus muscular).

Você teve estar pensando: ’’Meu Deus, será que elas vão falar, andar e ir para escola?.Elas são muito doentes?’’.

Não...Não...Elas não são doentes e sim possuem atrasos no seu desenvolvimento neuro-psicomotor e os problemas de saúde, quando tratados de forma adequada, não os impedem de viver e crescer felizes.

Lembre-se que o amor os faz crescer e quanto mais cedo a criança é levada para ser estimulada precocemente em associações como as Apae´s, por exemplo, ela terá suas potencialidades desenvolvidas e crescerá com todo o potencial de ter um futuro de conquistas pessoais e profissionais. 

                                  Síndrome do X frágil:

‘’É uma alteração no cromosso X que causa deficiência intelectual e alterações no comportamento como hiperatividade e pouca atenção... ’’

          Síndrome de Williams:

‘’É uma síndrome considerada mais rara que as duas primeiras, por sua incidência ser de um caso para cada 25 mil nascimentos.
Possuem dificuldade para ler e escrever, mas são ótimos contadores de histórias e com boa percepção musical. ’’

     Síndrome de Rett :

‘’São mais recorrentes em meninas ... As meninas tem desenvolvimento normal até o primeiro ano de vida, mas após esta data começam a apresentar estagnação no desenvolvimento, desaceleração do crescimento da calota craniana, dificuldade na aquisição da linguagem, diminuição das interações sociais, isolamento, movimentos estereotipados, dificuldade de coordenação motora e problemas de coluna.’’

Excelente revista!
Dica de hoje!

Alda de Cássia 
*Imagem; ONG LACE