terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

‘’Já estou com aquele frio na barriga’’






Quem nunca falou isso ou já ouviu: ‘’Já estou com aquele frio na barriga?’’ ou ''borboletas  no estômago''?.Confesso que já senti algumas vezes antes de dar uma palestra em um auditório lotado ou contar uma história no hospital onde trabalho, com muitos pacientes e acompanhantes.

Até digo que é bom, pois me faz ‘’caprichar’’ na apresentação ou representação de um personagem. Até digo que ‘frio na barriga’’ é a motivação que sinto de ‘’dar o meu melhor’’ naquele momento.

ADIVINHA? Simmmmmmm...Fui pesquisar e, por sinal, ainda assim, nos finais de semana.Como? Pesquisando mais e mais para compartilhar fatos, dicas e até crendices por aqui.

Ops! Quase esqueço o artigo está na revista ‘’Viva Saúde’’, da editora Escala, que sempre traz artigos muito interessantes e atuais.Por sinal, sempre fui uma compradora assídua nos tempos das ‘’vacas gordas’’ ( rsrs)

Vamos para o que interessa, porque tempo vale muitoooo nos dias de hoje, pois não sei ‘’se amasso açaí ou frito charque’’ (rsrs)

Aqui compartilho o fruto da leitura do artigo com a pergunta: ‘’Por que sentimos frio na barriga em momentos de alta tensão?’’ Quem responde é Li Li Min, professor associado do departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas.

Vamos Lá!

ü A sensação vem da ativação de estruturas cerebrais. Sim, elas fazem parte de um circuito neural que é responsável pelo processamento das emoções de medo... Opaaa! Aqui um dos motivos!!!

ü Uma das estruturas ligadas é a AMÍGDALA, que é do tamanho de uma azeitona que estimula a produção de um hormônio chamado ADRENALINA, que é aquele que diz: ‘’Luta mana ou foge rápido!’’ ...Hummmm. Sei disso!!!

ü A preparação inclui: ‘’dilatação da pupila, taquicardia e redistribuição do sangue’’ .

ü A sensação do frio na barriga vem daí, já que o sangue sai das vísceras e vai para os músculos.


‘’Tá explicado’’  (rsrs)

Bjs,
Alda de Cássia

* Imagem: encontrosdobem.blogspot.com