segunda-feira, 19 de maio de 2014

Um pouco mais sobre Kafka...


Ontem falei que para Kafka era preciso ‘’submergir’’ para procurar compreender a verdade. É verdade!Sempre digo que a verdade tem vários ângulos, de acordo com o observador.

A minha verdade pode não ser a sua. E a sua, não pode não ser a minha. 

Existem pessoas que julgam a outra, por exemplo, por suas atitudes, sem ao menos tentar compreender a causa da atitude em si. O que realmente se passa dentro dela, muitas vezes, tem um ‘’eu’’ adoecido que é profundo, vive no abismo do Ser.

Recentemente, uma das minhas pacientes tomou "chumbinho’’. Todos sabem que é veneno para ratos e, quando tomado pelo ser humano, é letal ou pode levar a sérios prejuízos no sistema nervoso central.

Pois bem, ela dizia a todos que havia cometido o ato. E também muitos ficaram indignados ficaram, dizendo a ela, que: ‘’Só Deus poderia tirar a vida dela!", que ‘’Nenhum homem merece’’ . Ou ‘’que foi loucura’’.

O certo é que, as opiniões eram coerentes e verdadeiras para cada um que as expressam, mas para ela, que apresentava um olhar de conformismo, não era assim que pensava!

Enfim, onde ela pensava ‘’ser sua forma de chamar a atenção’’, para os outros era loucura. 

Refletimos sobre o que é ‘’amor’’, com o que é ‘’dependência afetiva’’e entre ‘’passividade’’ e ‘’anulação’’. Mas na verdade, com discernimento caberia a ela decidir entre o que é certo e errado. 

Quem ama, ama-se primeiro, e depois, amadurecido afetivamente, ama o outro.  Assim penso!

Boa noite !!!
Bjs da Alda