sexta-feira, 27 de julho de 2018

Livro: Nosso iceberg está derretendo


Um livro bem motivacional! Sim, o nome já ensaia o que será uma lição de liderança, mesmo que os personagens sejam pinguins imperadores que moram na Antártida.

Bem, o livro é ‘’Nosso iceberg está derretendo – mude e seja bem-sucedido em condições adversas, de John Kotter e Holger Rathgeber, com ilustrações de Peter Mueller , tradução de Maria Clara de B. W. Fernandes da editora BestSeller.

Aqui vai uma pergunta. Vamos lá! Se você fosse um pinguim e descobrisse que seu iceberg está derretendo o que você faria? Se sua intenção é avisar a todos da sua comunidade... Opa vou logo dizendo que você é um pinguim que aos olhos dos outros é estranho.

Assim, é o Fred, um pinguim que passa a maior parte do tempo observando o iceberg e o mar, enquanto a maioria pescava criaturas marinhas.Pois bem, o Fred constata que o iceberg onde mora vai afundar e junto com Alice, Louis, Buddy e o Jordan, ‘’o professor’’, vão articular uma forma de mobilizar os outros pinguins a tomar uma atitude que vai levar a sobrevivência de todos.

A fábula é baseada na metodologia pioneira de John Kotter, que é um dos maiores especialistas em liderança e visa fazer pequenas mudanças com grandes e rápidos resultados positivos diante de uma adversidade.

É claro que a resistência inicial em aceitar os fatos será grande, mas o desafio de salvar todos da comunidade é o objetivo deste grupo de pinguins liderados por Fred.

Enfim, a fábula traz lições preciosas de trabalho em equipe, relações interpessoais, motivação, resistência, proatividade que podem ser refletidos no ambiente de trabalho, em casa ou na comunidade.

Dica de hoje!

Bjs,
Alda de Cássia

 * Imagem: Saraiva