sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Histórias de Amor.


A dica de hoje é ‘‘Historias de Amor”, da série "Para gostar de ler", da Editora Ática, que tem como escritores: Lygia Fagundes Telles, Marina Colasanti, Machado de Assis, Luis Fernando Veríssimo, entre outros.

Ao retornar a livraria do Relicário, o meu amigo Anderson fez a indicação deste livro quando perguntei se tinha livros de contos.

Um dos mais interessantes livros que já li, até porque tem o ‘’Amor’’ como tema central. Um livro onde você encontra histórias selecionadas de cada autor... Confesso.. Cada uma mais bela!

Escrevo na íntegra parte da introdução, feita por José Paulo Paes, sobre este livro:

 ‘’Historias de amor". Mas de qual amor? Há tantos!..

Para explicar a força irresistível da atração amorosa, o filósofo grego Platão ‘’imaginou o mito do andrógino, um ser a um só tempo masculino e feminino. Esse ser uno teria existido no começo do mundo, mas um dia dividiram-se em dois seres distintos, o homem e a mulher. E a paixão, que desde então vem compelindo homens e mulheres a se unir entre si, não seria outra coisa senão o anseio de restaurar a perdida unidade de sua origem, de reencontrar a sua outra metade. A expressão ‘’minha cara-metade’’, ás vezes usada como sinônimo de esposa, como que dá testemunho disso’’.

Mega dica literária de hoje!!

Bjs,

Alda