terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Educação Literária começa no berço




Lendo a revista ‘’Psique’’ achei na seção ‘’in foco’’ um artigo bem interessante: ‘’Educação Literária começa no berço’’, de Michele Muller, que é jornalista com especialização em Neurociência Cognitiva.

Ela menciona que, além dos livros infantis, outros recursos são importantes como o diálogo, canções e rimas, que segundo ela vão construir no cérebro infantil da criança uma trilha consistente e que vão gerar bons frutos que vão facilitar a ‘’passagem do universo das letras’’.

Olha que legal! Cita que pediatras americanos estão passando na lista de orientações básicas nada mais que LEITURA! Sim, é preciso que os pais leiam para os seus filhos todos os dias, desde o berço e, pasmem, é oficial na declaração da Academia Americana de Pediatria (AAP).

A declaração é bem enfática quando fala da importância dos livros infantis na aquisição do vocabulário e de outras habilidades de comunicação, que são importantes para a futura alfabetização da criança.

Enfim, o texto é rico em informações e, por isso, ratifico a importância da leitura de livros infantis e vou além, nas minhas palestras e intervenções, como terapeuta ocupacional, na maternidade, incentivo os pais a necessidade de ler para os seus filhos precocemente...Sou um bom  exemplo!Amooooo ler!Rumo ao terceiro livro de contos terapêuticos...Uhuuuu!!!

Bjs,
Alda de Cássia


* Imagem: revistacrescer.globo.com