quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Livro : Contos de Machado de Assis - volume 2



Quem gosta de ler "Machado de Assis’’, levante a mão! Euuuuuuuu...(rs)! Digo até, que nem que seja uma obra básica sobre ele, é ‘’digno’’ ler, como diz nossa amiga Elaine.

Neste livro, ‘’Contos de Machado de Assis – volume 2‘’ você vai encontrar 3 contos. O livro foi lançado pela editora Cejub, fazendo parte de uma coletânea.  Foi coordenada e feito estudo crítico por Nelly Cecília, que é professora de Literatura e ‘’profunda conhecedora de Machado de Assis’’.

Aqui os contos: ‘’A Igreja do Diabo’’, ‘’O enfermeiro’’ e a ‘’Casa da vara’’. Ela, logo no início, faz um estudo crítico de cada conto. Confesso, que não havia lido nenhum livro neste estilo. Gostei!

Assim, deu vontade de ler cada conto! O primeiro, fala que o diabo resolveu criar uma Igreja. Daí resolveu procurar Deus para não só comunicar tal ideia como desafiá-lo.

O segundo, ‘’O enfermeiro’’, um homem que é narrador-personagem, faz confidências a uma pessoa sobre sua vida, mais precisamente dos dias em que ficou como enfermeiro de um senhor de idade.

Um homem rude e que maltratava todos os candidatos a ‘’enfermeiros’’, sendo este último seu algoz (Procópio), mas nesse caso, o ‘’instinto de fera ferida‘’ levou a um trágico final.

E por último, o conto ‘’O caso da vara’’, que é o primeiro conto do livro ‘’Páginas Recolhidas‘’. Escrito em terceira pessoa e que conta a fuga de Damião do seminário, pois não queria ser padre.

Ele ‘’corre’’ para casa da ‘’dona Sinhá Rita’’, amiga do seu padrinho e que o acolhe e pede para João Carneiro intervir a favor do seu afilhado para que ele não volte para o seminário.

Neste conto existe uma análise do comportamento humano, que por meio dos seus personagens, vivem papeis que fazem aflorar seus conflitos, medos e as dificuldades de convivência com o outro.

Super dica de leitura!

Bjs,
Alda