quinta-feira, 7 de julho de 2016

Livro: A eternidade e o desejo


Bom, hoje resolvi compartilhar mais uma boa leitura. Por sinal, muito interessante este livro: A eternidade e o desejo. A escritora é a portuguesa Inês Pedrosa. Foi lançado pela Editora Alfaguara, em 2008.

O livro conta a história de Clara, uma jovem professora portuguesa, que resolve retornar ao Brasil, mais precisamente a Salvador, Bahia, pois deseja encontrar o verdadeiro amor, em uma ânsia de resgatar emoções vividas ao lado de António, um homem cheio de mistérios.

Só que as belezas da Bahia não poderão ser vistas, pois da última vez, ela, ao tentar salvar o homem que amava, perdeu a visão. Foi baleada. Um tiro a deixou na mais completa escuridão.

Mas sua volta ao Brasil é cheia de sensualidade e poesia. As experiências sensoriais vão dar um “algo a mais” ao romance. Ah! É preciso dizer que a escritora veio ao Brasil em 2005, para visitar os lugares percorridos pelo padre Antônio Vieira no século XVII.

Existem em quase todas as páginas, textos em negrito de citações dos sermões do Padre Antônio Vieira.Cito duas:

ü A eternidade e o desejo são duas coisas tão parecidas, que ambas se retratam com a mesma figura.

ü Não vivemos como mortais, porque tratamos das coisas desta vida como se esta vida fora eterna. Não vivemos como imortais, porque nos esquecemos tanto da vida eterna, como se não houvera tal vida.

Bem, a jovem Clara veio com o amigo Sebastião. Um homem que tenta de todas as formas demonstrar e provar o seu amor, mas é repelido por ela. Mas, assim mesmo, Sebastião será “os seus olhos”durante a excursão.


Confesso... Fiquei encantada com os relatos das belezas arquitetônicas da Bahia. Fiquei curiosa com o sincretismo religioso baiano descrito no romance. Por incrível que pareça, descobri uma cidade belíssima pelos olhos de Clara e Sebastião.


Daí para frente,as lembranças dos momentos vividos com António – que não é o padre – serão constantes. Clara vai se mostrar uma mulher forte e decidida, porém, frágil e sofrida.

Enfim, um livro onde as belezas da Bahia “saltam aos olhos” de uma mulher que detalha cada cenário já vivido e que sente pulsar em suas veias a vida.


Quanto ao final? Surpreende! Sim, não é um romance do tipo “água com açúcar”, e sim um romance que, a cada virada de página, surpreende, pois a protagonista vai descobrir um segredo que a fará redefinir seus conceitos de amor e desejo.



Super dica de leitura!

 Bjs,
Alda


Revisão do texto: Sylvia Calandrini 


Fotos:Google