segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Você sabia que um dos insetos mais estranhos do mundo é brasileiro?




Espécie com bizarra aparência alienígena intriga a comunidade científica internacional.


Imagine só dar de cara com a figura bizarra da imagem acima! Mas não se preocupe, pois, apesar do aspecto alienígena, o bichinho não faz nada para os humanos. Trata-se de uma espécie brasileira — a Bocydium globulare — parente das cigarras, considerada no meio científico como um dos insetos mais estranhos do mundo. E não é para menos! Você reparou na extraordinária aparência desse animal?
De acordo com o pessoal do site Why Evolution is True, as esferas coloridas localizadas sobre o tórax, ao contrário do que parece, não são olhos, mas sim estruturas que provavelmente servem para que o B. globulare afugente possíveis predadores. Afinal, um “aparato” como esses o torna um alvo mais difícil de ser capturado e, posteriormente, devorado.
Outra curiosidade sobre esses insetos é que eles podem apresentar as mais variadas cores e formatos, sendo necessário observá-los mais de perto para confirmar que pertencem à espécie B. globulare. A ilustração que você viu no começo da notícia mostra uma famosa escultura de Alfred Keller (1902 - 1955), um lendário escultor alemão especializado em recriar insetos para o Museu de História Natural de Berlim.

Por Maria Luciana Rincon Y Tamanini

* Pesquisa para o Blog:Vitória de Cássia