sábado, 28 de junho de 2014

Kledir Ramil:Crônicas para ler na Escola.





Este é o nome do livro de Kledir Ramil: ’’Crônicas para ler na Escola’’.Você se lembra dele? Ele com os seus amigos, criaram no Rio Grande do Sul uma banda chamada "Almôndegas". Lembrou?Não!Peraí vou dar uma dica!Em 1980 ele formou com o irmão a dupla ‘’Kleiton & Kledir’’, tocando musicas como: ’’Deu pra ti, Paixão. Maria Fumaça, Vira Virou, Tô que to e Nem Pensar’’. E agora. Captou!!!

Confesso que não pensei ao comprar este livro que iria gostar do estilo deste cantor-escritor. Verdade!Confesso!Mas, como não devemos julgar sem antes conhecer a obra de um escritor... Fiquei surpresa com as suas crônicas tão cativantes.

Kledir Ramil fala da sua vida como se estivesse falando com os seus melhores amigos. Confessa, por exemplo, que um dia falou para a sua esposa e filhos que, se entrasse um cachorro em casa, ele sairia, mas se  encantou com um filhote de Golden Retriever quando o viu sorrindo para ele, vestindo a camisa do seu time de coração, o Sport Club Internacional.

Até lembrei que eu e a "mana abençoada" tínhamos um cachorro da raça pastor alemão chamado Réu, que era o nosso xodó. Ainda usávamos fraldas quando ele latia, quando nossa mãe insinuava em nos bater, só para ver a reação dele.

Um belo livro, com crônicas em tom de conversa, que acredito que irão agradar todos os leitores, que gostam de saber que os escritores também possuem uma vida tão quanto agitada quanto a nossa.

Bjs,
Alda