segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Revista Viva Saúde: O que tem a ver depressão com dieta.





Assisti domingo, a missa do Padre Marcelo Rossi, no Santuário Mãe de Deus, em São Paulo. Ele falou sobre a depressão, uma doença que ele teve ano passado.

Pois bem, lendo a revista Viva Saúde, da editora Escala, encontrei um artigo que fala sobre a relação das pessoas que fazem dietas com a depressão e resolvi compartilhar com você. É um tema que é tão atual no momento, até porque: "Quem não tem um amigo ou parente fazendo dieta e adoecendo psicológica e fisicamente?

Um estudo feito pela University College London ( Inglaterra), mostrou ‘’que a perda do peso pode estar relacionada à depressão’’.

Hoje, algumas pessoas querem ter o ‘’corpo ideal’’ e acabam buscando fórmulas mágicas para perder muito peso, em pouco tempo.

Mas, importante seria que buscassem um profissional da nutrição para fazer uma dieta, para que possa aprender a se alimentar saudavelmente e melhor. É o que chamamos de reeducação alimentar.

Nunca fiz dieta, mas faço privação de alguns alimentos. Por exemplo, não como doces após as 18 horas, já que meu metabolismo fica mais lento e eu fico ‘’elétrica’’(rs), falando ‘’pelos cotovelos’’(rs).

Conheci pessoas, que devido a dieta tão radical, ficavam ‘’pra matar alguém’’ quando eram contrariadas, além de ficarem mais frágeis emocionalmente e lentas de pensamentos.

Tinha uma paciente que ficou com anorexia, já que queria perder peso em pouco tempo. E, quando percebeu, estava muito magra e acabou tendo que tomar medicação para transtorno de ansiedade, pois emagreceu tanto, que caiu doente, indo parar no hospital.

Interessante o artigo, assim como outros, como por exemplo: ’’Da boca para o seu corpo’’, que fala que os micro-organismos na região da boca podem atingir a artéria do dente e cair na circulação, provocando infecções.

Dica de hoje!

P.s: Amanhã falo sobre Programa do Celso Portiolli, do SBT, que entrevistou o Padre Marcelo Rossi ,que falou da dieta radical que fez, levando-o à depressão.

Bjs,
Alda