sexta-feira, 25 de junho de 2021

A capacidade de SENTIR ( e pensar)

 


Quando estava lendo a revista: ‘’Mente Animal‘’, da editora Alto Astral, é deparei-me com belos artigos. Todos bem trabalhados em seus textos, que li numa única hora.

Para quem gosta de animais e para quem tem o seu ‘’animal de estimação’’, é uma boa dica de leitura. Por falar, nisso eu e a "mana abençoada" tínhamos um cachorro da raça ‘’Pastor Alemão’’, o nosso ‘’reu’’.

Confesso que não lembramos o porquê do nome, se tinha referência a algum filme infantil, sei lá, mas o amávamos. Mamãe diz que, com meses, ela e o papai deram de presente para nós.

Pensem num cachorro com duas gêmeas correndo atrás dele para podermos sentar... As duas!! Oh, pobre animal (rs). E aí, quando a nossa mãe tentava chamar a nossa atenção ou insinuava que ia nos bater, ele latia e fazia posição de ataque.

Pois bem, selecionei um artigo que achei oportuno hoje compartilhar com você: ’’A capacidade de SENTIR (e pensar?)", texto de Marisa Sei.

Segundo Marisa: ’’Apesar de muitas reações dos animais poderem ser explicadas pelo instinto, pesquisas mostram que eles têm mais emoções inteligentes do que muitos imaginam’’.

Há controvérsias no mundo cientifico quanto à inteligência. Se é algo relativo apenas ao seres humanos ou se também podem existir nos animais domesticados considerados os mais inteligentes, como: cachorros, gatos e cavalos.

Um grupo de cientistas acredita que, o que existe é instinto e não inteligência. E outros, sim, os animais domesticados, e outros como golfinhos, elefantes e macacos, podem não só aprender como ensinar.

A autora cita o estudo feito com macacos em 1953, na Ilha de Koshima, no Japão onde um macaco de um grupo estudado pelos cientistas ‘’lavou, tirou e esfregou’’ a sua batata-doce no riacho antes de comê-la (estava suja de areia) e, em três meses, os outros macacos agiram da mesma forma.

Cita o acaso do ‘’Papagaio Alex’’ da psicóloga e pesquisadora Irene Pepper (Instituto de Tecnologia Massachusetts, nos Estados Unidos) que adquiriu ‘’um extenso vocabulário’’ durante os cerca de 30 anos que esteve vivo. 

Reconhecia: ‘’sete cores, cinco formas geométricas, sete materiais, seis números e até alguns verbos’’.

Bom, espero que você tenha se interessado pelo artigo. Por isso, espero que você tenha a oportunidade de ler e descobrir que, com ou sem controvérsias, eu e a "mana abençoada" acreditamos que os animais têm sim, inteligência, tanto que ‘’ele era o nosso melhor amigo canino’’(rs)

Alda de Cássia 


Foto: Arquivo Pessoal /Lindo registro do nosso pai