segunda-feira, 10 de maio de 2021

Qual o seu diferencial ?

 


Mexe aqui. mexe ali, mexe acolá. Encontrei em meus arquivos um artigo na revista ‘’Gestão & Negócios’’, com o titulo: ‘’A evolução da carreira’’. O texto é de Jorge Alberto da Cunha Moreira. O artigo é bem interessante. Para falar da evolução da carreira, ele usa uma analogia usando o mercado automobilístico e de odontologia.

De fato, nas décadas de 1970 e 1980, as linhas ‘’Opala’’, ‘’Passat’’ e ‘’Corcel II’’ eram o ‘’point’’ do mercado automobilístico. Porém, com a abertura do mercado foram chamados de ‘’carroça’’ devido a evolução da tecnologia.

Bem, vou contar um segredo aqui: Tanto o Opala quanto o Corcel II eram os ‘’xodós’’ do nosso pai que adorava colocar a sua esposa e as filhas gêmeas para viagens em família.

Quanto à evolução do mercado odontológico, ele fala que antes ir ao dentista era para cuidar dos dentes cariados e hoje, ‘’fazer canal no dente’’, ou colocar aparelho de correção nos dentes.

O que refletir? A necessidade de atualizações por meio de cursos "online", cursos presenciais ou cursos ‘’walitas’’ e até cursos técnicos, pois o conhecimento é poder e traz excelência na atuação do profissional.

O profissional capacitado consegue produzir mais, criar mais e não fica naquela ‘’mesmice’’ de saberes em seu campo de atuação, já que hoje as empresas buscam um profissional proativo, criativo e disponível a aprender e aprender diariamente.

Enfim, quando me formei em terapia ocupacional, em 1996 não fui ‘’apresentada’’ à contação de histórias e nem à música como recurso terapêutico, mas hoje os utilizo como recursos, pois fui pesquisar e me capacitar.

Qual o seu ''diferencial''? O que você está fazendo para sair da ''mesmice''? Você continua sendo o profissional '' faz o que deve fazer e pronto'' ? O que motiva você a melhorar como profissional?



Alda de Cássia  

 *Imagem: Multipla escoa Mogi