quinta-feira, 7 de outubro de 2021

O primeiro beijo : livro

 

Bem, o livro ‘’O primeiro beijo e outros contos’’, da saudosa Clarisse Lispector lançado pela editora Ática, foi o meu ‘’primeiro contato’’ com as obras de Clarisse.


Sim, o livro fazia parte das leituras obrigatórias em que eu e a ‘’mana abençoada’’ teríamos que ler durante o ano.Na época estávamos na 7ª série do 1º grau.

Ao abrir o livro existe uma entrevista, na qual responde algumas curiosidades que nós leitores ávidos gostamos muito de saber, a tal ‘’particularidade’’ da obra.

Ela diz que é intuitiva, ‘’sentidora’’ e amadora e que só escreve quando impulsionada pela verdade.Deve ser por isso, que até hoje me identifico com ela, pois nos 2 livros lançados não os fiz por ‘’contrato’’ e sim por ‘’vontade de voar com as palavras’’.

Existe período em que escrevo quase todos os dias, mas em outros momentos levo até 15 dias para fazer um conto ou uma parábola, pois sou movida por ‘’Inspiraciones del momento’’.

Vamos lá!

São 12 contos, cada um mais interessante que o outro e acabei por escolher ‘’o primeiro beijo’’ para partilhar com vocês, mas vou logo avisando, é melhor ler na íntegra o livro para sentir-se navegar pelo mar Lispector.

Conta a história de um rapaz que estava apaixonado por uma jovem e que acabou revivendo a lembrança do seu primeiro beijo quando a mesma perguntou se ele já havia beijado outra mulher antes dela.

Aquela doce lembrança veio à tona e nela a ‘’ebulição de emoções’’ brotou igual a um chafariz. Ele dentro do ônibus com os colegas, o calor e a sede.

Só uma dica... O primeiro gole veio com o primeiro beijo...

Super dica de leitura!

Alda de Cássia