terça-feira, 21 de março de 2017

Livro : Os melhores contos de Katherine Mansfield


Livro bem interessante! Qual? Da escritora neozelandesa Katherine Mansfield: ‘’Os melhores contos de Katherine Mansfield", que foi lançado pela editora L&PM.

Bem, como já havia falado por aqui, estou diversificando minhas leituras literárias, especificamente, contos e crônicas com autores estrangeiros, pois, acredito que é preciso sair da zona de conforto e conhecer novos escritores pelo mundo.

Escolhi um conto bem interessante para compartilhar hoje e espero que você possa ter a oportunidade de ler as obras desta escritora,que ainda é pouco conhecida por nós, mas que mesmo tendo uma morte prematura aos 34 anos de idade, por tuberculose, deixou obras que navegam pelo universo psicológico de seus personagens.

Vamos lá!

O conto é: ‘’A aula de canto’’. Fala sobre a história de uma professora de canto, a Srta. Meadows, que anda com sua batuta pelos corredores que levam até a sala de música.

As crianças estavam reunidas e faziam muito barulho, porém a professora chegou aborrecida e indiferente à turma. Nem a sua aluna predileta teve a devida atenção de sempre, o que a fez ficar chateada.

Na verdade, a professora de canto estava ‘’ferida no coração,no fundo do coração, pois havia recebido uma carta com os seguintes dizeres: ‘’...Sinto cada vez mais que nosso casamento seria um erro.Não que eu não ame você. Amo até onde me é possível amar uma mulher,mas,para dizer a verdade, cheguei  á conclusão de eu não sou homem de casar e a  ideia de ter um lar me enche de ...’’

Qual a palavra que completa? Bem, estava levemente apagada a palavra ‘’aversão’’, sendo substituída por ‘’pesar’’. Sim, a carta foi um choque para uma mulher apaixonada e que tinha muitos planos diante de um casamento dos sonhos, até o seu ‘’amor’’ desistir do casamento sem se preocupar com ela, de como ficaria emocionalmente.

E foi isso que fez  a professora chegar amarga ao trabalho e que as crianças ensaiassem uma canção triste, que provocou nelas um  sentimento de profunda desolação até que algo aconteceu.

Sim, sim, a professora foi chamada até à direção, porque havia recebido uma carta e a diretora pensou que fosse caso de vida ou morte e abriu exceção para que ela pudesse se ausentar da sala de aula deixando as crianças sós. De quem era? O que dizia? Era do seu ex-noivo, dizendo que havia se arrependido e voltado atrás e pedia para desconsiderar a carta, pois havia sido ‘’louco’’.

O que aconteceu? Bem, ao voltar à sala, a professora mudou de ideia e pediu para as crianças ensaiarem outra canção, agora mais alegre, mas a apatia era tão grande que elas cantavam sem motivação.

Qual o final? A professora pediu que todos cantassem com  motivação aquela linda canção de celebração...

O que dizer do conto?

Veja que, quando estamos tristes ou alegres, nossas palavras e ações se expressam em harmonia ou desarmonia. Não é verdade? Como ela estava triste pelo rompimento do casamento, ela transferiu este sentimento talvez de ‘’frustração’’ para o seu trabalho.

Lá vai uma pergunta para finalizar o nosso bate-papo de hoje: Você alguma vez passou por esta situação? Qual? De ter feito planos a dois e por motivos alheios ao seu conhecimento a pessoa ter deixado você com aquele sentimento de devastação da alma?

Super de leitura!
Cada conto...Uma descoberta! 

Bjs,
Alda

 * Imagem: www.amazon.com.br