segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

O que nos ensina Platão sobre o amor?

 


Lendo uma antiga revista chamada ''Esfinge''...Li um dossiê de Sara Ortiz Rous que começa com a seguinte pergunta:'' O que nos ensina Platão sobre amor? ''Pois bem...Já de inicio fala que o amor é tema de várias conversas e de incontáveis  filmes. Finais felizes ou não...O amor desperta reflexões.

Platão dizia: ''O céu se move por amor''. No texto é citado ''O banquete'' que na segunda parte tece reflexões e Agatón propõem  um elogio ao amor.

Sócrates...Concorda com Agatón que disse: ''O amor é belo e bom''.A sacerdotisa Diotima aos escutar as inquietudes...Reflete de outra forma e pergunta: 'Se o amor não é belo e bom, será feio e mal?''.

Do texto veio as seguintes as seguintes perguntas: ''Será que o amor anseia pelo bem com a intenção de durar para sempre?''  e ''Será que é necessário um amor que nos faça vencer o medo de dar generosamente o melhor que temos/''.

Confesso que concordo com Platão: Precisamos aprender amar. A permitir que o outro seja livre. e ''Há guerras porque esquecemos de amar com letras maiúsculas.

Por fim: O amor é o sentimento mais puro e verdadeiro que existe...Ele nos faz sentir a presença de Deus amamos que nos ama.

Alda de Cássia 

Imagem: Infoescola