terça-feira, 17 de março de 2015

Livro: O poder da solução.

Que belo livro este do psiquiatra Roberto Shinyashiki: ’’O poder da solução’’.  E da editora Gente e fala das estratégias para resolução dos problemas.

Gosto muito de ler os livros de Roberto.Penso, que já li todos já lançados, pois ele é um escritor que possui uma empatia muito grande com o leitor, já que se permite compartilhar suas dificuldades e soluções de uma forma bem humorada,mas com um grande poder de realização.

Este livro: ’’O Poder da solução’’, é um dos mais incentivadores que já li! Ele fala da nossa capacidade de solucionar os problemas, sem ter que culpar alguém por eles, e, deixando claro, que todos têm problemas e que a diferença está em como lidamos com eles.

É verdade! Até brinco que, quem não tem problema... Já morreu!(rs) Digo para os meus pacientes, que a vida é uma estrada com estradas asfaltadas e esburacadas, mas se você tem um planejamento de viagem,ninguém detém você!

Logo no primeiro capítulo, Roberto Shinyashiki diz:  

‘’Problemas, doenças e inimigos são grandes mestres, quando sabemos escutar suas orientações.
Muitas pessoas, quando estão diante das dificuldades, mergulham em uma depressão e se sentem eternas vítimas. Sentem-se injustiçadas por tudo e por todos. Ficam revoltadas por estar passando por dificuldades e perdem a oportunidade de aprender com esse desafio e crescer. ’’

Concordo com ele!Problemas, doenças e inimigos, sempre nos fazem descobrir a força que temos para reagir. Problemas todos têm. Só que reclamar, por exemplo, do emprego que nos paga pouco, não resolve quando nada é feito para mudar a situação, como um novo emprego.

Doenças nos abalam e nos desestruturam. Penso que,o corpo sofre e a mente ‘’padece’’, mas após a superação da doença, nos tornamos mais fortes, humanizados e saudáveis e a vida ganha um novo sentido. Pequenos momentos com a família se tornam grandes e inesquecíveis. Deixamos de trabalhar muito, passamos a nos alimentar de forma saudável e buscamos ter visitas periódicas ao médico. Antes, o trabalho era prioridade, em muitos casos.

Quanto aos inimigos , digo que sempre são ‘’nossos amigos desacreditados de si’’, pois deixam de cuidar da sua vida, de descobrir seus talentos natos, para ‘’nos vigiar 24 horas’’. Querendo ser o que somos, ou o pior, tentam sem sucesso nos prejudicar, mas acabam sendo os maiores prejudicados, porque colhem o que plantam.

Os nossos problemas segundo Roberto, são nossos problemas, não do outro. A resolução deve partir de nós e não tentar culpar o outro pelos nossos insucessos ou querer que o outro resolva.

Deixo aqui um trecho para reflexão sobre este assunto!!

‘’Na Índia, os mestres sempre dizem: "os problemas são despertadores que tentam acordar as pessoas para a vida." Aproveite para acordar logo, antes que o próximo despertador faça mais barulho’’.

Este trecho faz alusão ao que Roberto diz; pois quando não cuidamos das ‘’causas’’ do problema, eles sempre voltam. E quando voltam provocam mais angústias que antes.

Segundo ele:’’O problema é um professor crítico, que cobra o melhor desempenho do aluno.A diferença é que, se você não consegue aprender a lição com o primeiro professor, logo virá um substituto mais bravo  e agressivo...’’

Moral da história: Os problemas são lições que devemos aprender para crescer...

Que livroooooo...

Como dizemos: ’’Éguaaa do livrooo!’’(rs)

Super dica de hoje!

Bjs,

Alda