segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Franz Kafka- Oportunidade para um pequeno Desespero.


Li recentemente o livro: ’’Franz Kafka - Oportunidade para um pequeno desespero. O livro é ilustrado por Nikolans Heidalech, tendo sido publicado  pela Editora Martins.

Um livro muito interessante, cheio de histórias mirabolantes dos sonhos de Franz Kafka. De grande apelo visual. Muito original! Vou citar uma história, que desejo compartilhar hoje, com você.

A história de hoje é o ‘’pássaro’’. É a penúltima de belas histórias já contadas por Kafka. Uma história rica, de um universo onírico. Cheia de detalhes que impressionam visualmente. Seriam o que podemos dizer "dar vida às palavras". Vendo as cores e sentindo o cheiro do ambiente.

Os personagens são um homem que morava em uma casa e que possuía uma situação financeira difícil e um pássaro que foi encontrado no meio do quarto.

O homem chega á casa é encontra um ovo, já ‘’chocado’’, no meio do quarto. 

Era grande, da altura da mesa. Ele ficou espantado e perplexo. Como teria chegado ali?

Para verificar se tinha ‘’alguém dentro’’, ele o colocou entre as suas pernas e o cortou. A casca se abriu e de lá saiu o ‘’pássaro’’, que passou a andar de um lado para o outro.

Até o momento que o homem teve uma brilhante ideia. Pegou uns ‘’embutidos’’ de carne e deu ao ‘’pássaro’’,mas ele jogou fora ,ou melhor, bem longe.

Sendo assim, o homem deduziu que o ‘pássaro’’ não gostava de ‘’embutidos’’ e sim de peixes. Pensou: ’’Se ele vem da família da cegonha, certamente deve gostar de peixe’’.

Em seu devaneio, o homem pensou, que sendo uma cegonha, quando crescesse o levaria para visitar o mundo.Por isso, pegou um pedaço de papel e um tinteiro e, com o bico do ‘’pássaro’’, o fez assinar um contrato que o levaria para viajar quando crescesse.

E a história se desenvolve de uma forma tão mágica, que não dá para parar de ler, nem se for para beber um pouco de água, de tão grandiosa e interessante que ela é.

Dica de hoje!

Bjs,

Alda