segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Foi Deus.


Mais uma vez fomos presenteadas por nossa ‘’mana’’, Benvinda Neves. Sim, ela não só nos aproximou dela, lá de Portugal, por meio de suas palavras tão carinhosas, que nos fez ficar felizes pela receptividade dos nossos textos por aqui, no Diário das Gêmeas Paraenses.


É claro, que não podemos deixar de falar da nossa outra ‘’mana’’, Ró Melo, que mencionou ser apaixonada por Florbela Espanca e até nos enviou um link, no qual o cantor Brasileiro Fagner declama a poesia em forma de música, neste caso ‘’Fanatismo’’.

Na hora, compartilhamos com nossos amigos e seguidores... Agradecidas de coração, mana Ró. Saiba que estamos esperando mais sugestões para compartilhar. Ok?

Mas, hoje no bate-papo vamos falar de mais um poema cantado com extrema sensibilidade pela cantora brasileira, Selma Reis. Bem, o link do vídeo enviado pela mana Benvinda Neves foi ouvido na hora por nós duas e amamos!

Aff! Como posso falar desse poema, que tocou o meu coração e, como um desabrochar de uma rosa, perfumou a minha alma, assim como me levou como um rouxinol até o seu ninho.

O vento, o mar, o sol e a lua são testemunhas de um amor, que aperta o peito. Uma dor sofrida, um canto em prantos e um triste adeus.

Sim, Deus ‘’coloca no peito, um rosário de penas’’, quando ficamos sem chão, sem forças para voar depois de um amor que se vai. Nossa voz fica embargada, nosso olhar se perde no tempo e nosso canto fica ‘’um misto de ventura, saudade, ternura ou talvez amor’’.

Sempre digo, que as rosas são belas, porém mesmo nascendo em meio aos espinhos, continuam belas e perfumadas. Assim, o poeta, mesmo triste, transforma sua dor em poesia, poema e prosa.

Você já reparou que as músicas mais românticas são tristes? São cheias de desventuras, de tristeza e de prantos? Que as palavras de amor são tão sofridas? Que a rosa, o luar, a dor e a tristeza são palavras tão presentes nos trechos?

Foi Deus que deu a voz ao cantor, para cantar as dores que corroem o seu peito e neste cantar, nos tocam profundamente. Conheço amigas, que não podem sequer ouvir ‘’a tal’’ música romântica, que se lembra de seu ex-amor.

Mas, a maioria sempre se lembra do amado. Penso que...A música marca ‘’os ouvidos do coração’’, tanto quanto a poesia que rasga o peito do poeta e sai pelas pontas dos dedos.

O certo, é que a cantora Selma Reis colocou em sua voz toda a beleza do poema da poetisa portuguesa Florbela Espanca e, com sua voz abençoada por Deus, declamou o amor.

Vou colocar um trecho do poema declamado em forma de canto. Mas convido você a assistir ao vídeo e sentir que ‘’Foi Deus que deu voz ao vento, luz ao firmamento e pôs o azul nas ondas do mar’’.

Foi Deus
Selma Reis

Não sei
Não sabe ninguém
Porque canto o fado
Neste tom magoado
De dor e de pranto
E nesse tormento
Todo o sofrimento
Que sinto na alma
Cá dentro se acalma
Nos versos que canto
Foi Deus
Que deu luz aos olhos
Perfumou a rosa
Já deu ouro ao sol e prata ao luar
Foi Deus que me põs no peito
Um rosário de penas
Que vou desfiando
E choro a cantar...

Bjs,

Alda 



Imagem: Google