quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Livro: Educação Sonora e Musical:Oficina de sons


Obaaaaaa, um assunto que gosto muito de falar. Qual?Sobre musicalidade. Até porque, recordo o tempo em que eu e a "mana abençoada" fazíamos aulas de piano, dançávamos balé clássico e ouvíamos muitos ritmos musicais na nossa ‘’vitrolinha’’.

Mas vamos ao que interessa! O livro é do Silvio Costta, que além de ser  jornalista, filósofo, professor, ato profissional, escritor e músico autodidata  e foi lançado pelas editora Paulinas.

Interessante que Sílvio começa mostrando a importância da educação sonora. Segundo ele, a música possui uma influência muito grande na formação do aluno no despertar sonoro e musical.

Concordo com ele, quando diz que a música possui grande importância no desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo.Quero apresentar alguns tópicos do livro: ‘’ A importância da educação musical’’, ‘’ Educação sonora e musical’’ e ‘’Oficina de sons’’.

Bem, aprendi que as músicas instrumentais possuem  melodia muito complexa e a sua associação com a letra está na ópera e que a melodia é um elemento importante para definir a personalidade da música.

Que legal! Quando li fiquei a pensar: Uma 5ª Sinfonia de Beethoven, sendo uma pessoa ansiosa, que acorda pela manhã tão apressada para chegar ao trabalho que só consegue diminuir a tensão quando toma café, mas logo em seguida corre para o quarto e tenta se arrumar o mais rápido possível, escovar os dentes, tomar banho, colocar comida para o cachorro e para os seus peixes, em seguida com a tensão de ‘’falta mais o quê?’’... Faltaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa manaaaaa e faz como a contadora  de histórias paraense amiga Andrea Cozzi fica igual’ ‘ ‘sapateado de catita’’ tentando correr para pegar o ônibus.(rsrs)

Ufaaaaa...


Indicação literária de hoje!


Bjs,
Alda de Cássia

*Imagem:Casas Bahia
*Vídeo/ créditos: MusicBmor
                                                                                                                                         https://youtu.be/QiaH1mpODrk