sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

‘’A mão de Deus’’







Uma vez, ouvi um trecho da música cantada pelo Padre Fábio de Melo ‘‘A mão de Deus’’, o que me fez refletir. Sim, quem nunca sentiu a presença de Deus em sua vida? Penso que Ele nos ampara e nos conforta diante das adversidades. Acredito que Deus fala com os seus filhos por meio do silêncio.

Falar no silêncio pode até ser impossível, mas para Deus nada é impossível. Lembro-me que assim que comecei a trabalhar no hospital algo aconteceu e creio que foi a ‘’mão de Deus’’ que agiu naquele momento.

O que foi? Bem, fui chamada para atender uma paciente cujo diagnostico era HIV. Fui, é claro, sem pensar duas vezes, mas quando cheguei à enfermaria vi a paciente toda embrulhada só deixando os olhos e o nariz descoberto.

Pois bem, ela olhava na direção da janela e o impacto de vê-la tão emagrecida e sozinha foi impactante. A sensação de tristeza foi imediata e tentei sai dali para ‘’tomar fôlego ‘’ e retornar, mas o mesmo passo que dei para trás foi o mesmo que me empurrou para frente.

Sim, fui empurrada levemente para frente e ao olhar para trás não tinha ninguém atrás, pois a porta estava fechada. O que fiz? Cheguei perto dela e comecei atendê-la e assim fiz até a sua morte.

Hoje, sei que era a ‘’ mão de Deus’’ que me tocou. Confesso a você que aquela paciente me ensinou a silenciar diante da dor e com aquela profunda desolação e abandono, aprendi também, a não mais ‘’dar um passo para trás’’ e sim ‘’passos para frente’’, pois como Santo Agostinho mencionou: ‘’Deus nos escuta quando ninguém nos responde. Está em nós quando acreditamos que estamos sozinhos. Chama-nos quando nos abandona’’.

Enfim, nos atendimentos eu falava e ela escutava, porém seu silêncio era tão barulhento que os seus olhos ‘’falavam comigo’’ e, sinceramente, a cada atendimento sentia a presença de Deus naquela enfermaria... Não sei se toquei o coração dela, mas sei que ela tocou o meu!’’

Bjs,
Alda de Cássia

*Imagem: Pérolas finas