quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Alimentos que emagrecem




Estava fazendo uma arrumação nas minhas gavetas, quando encontrei algumas revistas.Vou procurar compartilhar assuntos em que fiz uma releitura e que falam sobre saúde, educação, inclusão entre outros.

Bem, procuro ler assuntos que não são referentes à Terapia Ocupacional, mas que possuem influência no bem-estar das pessoas. É sabido que ter qualidade de vida é ter também uma alimentação saudável.

Lembro que atendi uma paciente que estava com anorexia, e, como sabemos que a pessoa tem uma ‘’distorção da sua imagem’’, ela me dizia que estava ‘’gorda’’, por isso não queria comer mais a comida do hospital, pois ‘’engordava’’.

Só para resumir com relação a paciente, ela foi atendida por mim e pela psicóloga, assim como por outros profissionais e quando a médica deu alta a mesma foi encaminhada para tratamento psicológico e terapêutico.

Mas, vamos aos alimentos. Aqui em casa eu e a 'mana abençoada' estamos em um dilema: Eu querendo engordar e ela querendo emagrecer. Por isso, vou compartilhar sobre alimentos que emagrecem, mas é preciso acompanhamento de uma nutricionista, já que uma vez uma amiga emagreceu tanto, que teve perda de massa muscular e hoje faz acompanhamento psicológico ,pois não conseguiu lidar com a sua ‘’nova imagem’’ no espelho.

Quais os alimentos que emagrecem Alda? Comer frutas!Segundo a nutricionista Michelle Ferreira De Simone: ‘’Melancia, melão e abacaxi, por exemplo, têm água em abundância, que ajuda a eliminar toxinas e reduzir o inchaço. Suas fibras ainda combatem prisão de ventre e tiram a fome’’.

Aqui, ressalto a importância do profissional de nutrição, pois nem todas as frutas podem ser comidas por diabéticos, já que podem elevar o nível glicêmico.

Vou fazer só um resumo. Ok?

  1.        Alimento leve e funcional: Melão... É hidratante e diurético.
  2.   Inchaço e indigestão: Abacaxi (Talo), possui enzimas que acaba com o desconforto depois de exagero nas refeições
  3.      Comer Pera (3 por dia, durante 10 semanas) segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Medicina Social do Rio de Janeiro, elimina mais de 2kg.
  4. Chá de hibisco:Ajuda a perder a ''barriguinha'', possui ação contra a retenção de liquido e, por isso, acaba com o inchaço abdominal.


Ah! Os grãos e cereais também são fortes aliados para o emagrecimento e para diminuir aquela ‘’fome de leão’’ , pois provocam a sensação de ‘’estômago cheio’’, já que o gel formado quando no estômago dá a sensação de saciedade, daí você demora mais tempo para sentir fome.

Enfim, ratifico a necessidade da ajuda de um nutricionista, pois toda informação compartilhada em livros, artigos ou revistas são relevantes, mas o que pode funcionar com você em benefícios pode trazer prejuízo a minha saúde.

Dica de hoje!

Bjs,
Alda de Cássia

Fonte: Revista S.O.S Você Especial
Imagem: A Revista da Mulher