domingo, 8 de março de 2015

8 de Março – Dia Internacional da Mulher.


Hoje é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Recentemente, um funcionário de onde trabalhamos perguntou:’’Por que não tem dia do homem?’’. É claro que respondi: "Por que a mulher trouxe o amor ao mundo, por isso temos um dia de homenagens’’.

Verdade! Jesus nasceu da Virgem Maria. Ela o concebeu em um lugar simples e pequeno, mas Ele foi gerado em um útero abençoado de amor de Deus.

Foi Maria que viu o seu filho percorrer o trajeto até o calvário. Como toda mãe, ela quis ficar em seu lugar, mas Ele sabia de sua missão. Maria então, em sua dor, quase dilacerante sofreu, mas não saiu do seu lado.

 Maria, O viu ser humilhado e chicoteado, mas orou para que Ele suportasse o peso da cruz, a dor do corpo e o sofrimento pela injustiça de um povo.

Assim como Maria, existem tantas outras Marias pelo mundo afora, amando, sofrendo e lutando por dias melhores para si e para seus filhos ou para aqueles que são responsáveis.

Uma vez, um jovem com deficiência intelectual, durante um atendimento de terapia ocupacional, perguntou: "Sua irmã é casada?’’. Desconversei, mas diante da sua insistência respondi: "Ela é casada!’’.

Ele então voltou a perguntar: "Ela tem filhos?’’. Desconversei, mas ele recusou continuar a fazer as atividades terapêuticas respondi: "Não’’. E ele rapidamente falou: "Pra quê ela casou?’’.

Apesar de sua deficiência intelectual, ele vê o mundo onde casais casam para terem filhos, daí seu inconformismo. Logo em seguida, ele perguntou: ’’Você tem namorado?’’.

Bem, já havia percebido que do jeito que estavam as coisas, ele não terminaria a atividade. Então, sentei ao seu lado e olhando em seus olhos respondi: "Tenho... ’’. Não tenho, mas só desta forma acreditava que ele não faria mais perguntas.

Misericordiaaaaa Divinaaaa... Ele fez outras de suas perguntas: ’’Qual o nome dele?’’. Bom, como dizer um nome de quem não existe(rs).Respondi para acabar com tantas perguntas:’’Não vou dizer até porque você não o conhece!’’ E sorri.

Ele retribuiu o sorriso dizendo: ’’Então, você tem amante!’’. Ri surpresa com a relação que ele fez, já que geralmente as mulheres que tem o seu ‘’Ricardão’’ não falam o nome.

Veja que ele aprendeu com os seus pais que, ou a mulher é casada e têm filhos, ou tem namorado, com nome ou é uma mulher que faz o papel de amante, já que não é casada e ‘’namora em segredo’’.

Fomos criadas que mulher só sai de casa com um homem, se casada e só tem filhos, se casada. Nossa criação foi sempre ríspida. Nossa mãe falava: ’’Vocês não são corrimão de escada para estarem passando a mão ou pia de igreja (rs).

 Sobre ter filhos fora do padrão dito pela sociedade, lembro que um dia, em uma aula de karatê, na academia Machida, o meu professor, que é irmão do Lyoto Machida, Campeão Mundial de MMA, perguntou ao me ver rodeada de crianças:’’Você tem filhos?’’

Respondi que não, pois não era casada. Ele então disse: ’’Você não precisa ser casada para ter filhos!’’. Sim é verdade, mas falei da formação de valores que recebi e ele entendeu.

Ter filhos ou não é opção.Adotar ou não é vontade de ser mãe.Ser mãe é um dom divino.Casada ou não,o importante é amar incondicionalmente seu filho(a).

Vamos lá! Quem nunca ouviu essas frases: ’’Essa nasceu para ser mãe’’, ‘’É melhor que muitos homens dirigindo’’, ‘’Só mulher para aguentar a dor de parto’’ ou ‘’Vai pedir para a sua mãe,se ela deixar, você pode ir para festa hoje!’’.

Ouvimos constantemente: A mulher, a mãe zelosa, é sempre referência de autonomia, coragem e dedicação. Se bem que existem aquelas que não nasceram para serem mães, já que cometem crimes hediondos contra seus filhos. Mas não vamos falar sobre isso. Ok?

Nos contos de fadas, a mulher se une ao homem para ser feliz... ’’Viveram felizes para sempre’’, com direito a castelo, príncipe encantado e até alguém que lutou para não vê-los juntos.

Algumas mulheres hoje, sonham com o seu príncipe encantado, o homem que vai completá-las e fazê-las serem felizes.Porém isto é uma idealização simbólica, pois ninguém completa ninguém e você é responsável pela sua felicidade, não o outro.

Na verdade, ambos fazem escolhas. Dividir o ‘’mesmo teto’’, compartilhar momentos alegres e tristes, fidelidade, cumplicidade e amor, ter ou não ter filhos.

Não querendo me estender, quero apenas dizer que hoje é o nosso dia.O dia da mulher que é mãe, filha, irmã, tia, avó e madrinha. Da mulher que pechincha na feira, que pede descontos nas lojas e manda parcelar no cartão as compras de supermercado etc...

Hoje é o meu, o nosso dia. Da mulher guerreira, que não foge a luta. Da mulher que cuida do marido, dos filhos, da casa e do cachorro e do periquito(rs). Mulheres que conquistaram o mundo, o seu lugar de direito.


São terapeutas ocupacionais, médicas, arquitetas, enfermeiras, assistentes sociais, empresárias, escritoras, advogadas, fonoaudiólogas, cuidadoras de crianças e idosos, psicólogas, pedagogas,Odontólogas, empregadas domésticas,secretárias, donas de casa,entre tantas belas profissões mas, acima de tudo ...Mulheres que amam e são amadas.

Parabéns a todas! O Blog Diário das Gêmeas Paraenses deseja muita coragem para ser mulher, muito amor incondicional para ser mãe e muita luta para grandes realizações profissionais.

Bjs,

Alda e Vi