sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Livro: Nem tudo é Déficit de Atenção


Bem, hoje quero compartilhar um livro que é bem interessante para pais, professores, estudantes e profissionais da área da saúde e educação.Qual o livro? Vamos lá: ’’Nem tudo é déficit de atenção – Tudo que os pais precisam saber sobre dificuldades escolares". Foi escrito pela médica neuropediatra Maria Augusta Montenegro e foi lançado pela editora Pontes.

A autora mostra que, nem toda criança que possui dificuldade na escola apresenta algum transtorno de aprendizagem, pois é preciso avaliar o contexto que a criança vive.

Logo no inicio, ela fala da preocupação da escola, quando a criança apresenta dificuldade nos estudos e dos pais, quando são comunicados, e que ficam muitas vezes impotentes diante das dúvidas se a criança precisa de medicação ou de terapias.

Interessante mencionar que, ela reflete que nem toda criança que tira nota baixa possui dificuldade de aprender, até porque a forma como o aprendizado é transmitido pode resultar em beneficio ou prejuízo durante o ensino aprendizado.

Confesso que, não gosto de matemática, pois não recebi um aprendizado que me fizesse ter prazer de aprender e sim como algo ‘’obrigatório’’ para ser aprovada no final do ano letivo.

Mas, quando fui estudar em um cursinho para um concurso público na área da saúde conheci o professor Alberto, que fez com que a matemática deixasse de ser ‘’um bicho papão’’ para algo necessário para aplicação no dia a dia.

Pois é, vamos voltar ao texto (rs).A autora fala da necessidade de avaliar desde a alimentação desta criança, até os problemas oftalmológicos, já que para ela faz parte da avaliação.

Outros pontos de avaliação são: Adequação da escola,formas de estudos, bullying e possíveis atrasos do desenvolvimento neuropsicomotor. E, neste caso, ela apresenta a escala de Denver II, com faixas etárias adequadas de conquistas motoras e adaptativas assim como de linguagem.

Enfim, ela fala sobre crianças com habilidades especiais, que nestes caso, são diferentes de uma criança com ‘’savantismo’’, ou seja, que apresenta deficiência intelectual grave (ou transtorno do espectro autista grave), que apresenta uma inteligência superior ou esperado pela sua idade, assim como, fala sobre discalculia, disgrafia, dislexia, entre outros temas.

 Dica de leitura!

Bjs,
Alda de Cássia

*Imagem: Livraria Saraiva