sábado, 30 de junho de 2018

Livro Box: O essencial da Filosofia Grega - Apologia de Sócrates



Que livrooooooooooo!!! Ele faz parte do Box ‘’ O essencial da Filosofia Grega ,‘’ da editora Hunter Books e foi traduzido por Alexandre Romero.

Que adoroooooo ler mitologia não é novidade. Não é mesmo? Por isso, não querendo influenciar, mas já influenciando... Se eu fosse você compraria no final de semana o box para ler: ‘’Apologia de Sócrates’’, A Teoria das Ideias e Poética e Tópicos I, II, III e IV.

Bem, confesso... Não li os outros 2 livros, mas a vontade de compartilhar o da ‘’Apologia de Sócrates’’ que terminei de ler recentemente foi imediato.

Para quem não sabe, Sócrates foi condenado e julgado por Anito, Meleto e Licão à morte, pois segundo eles seus discursos corrompiam a juventude ateniense.

Na verdade, o filosofo Sócrates era um questionador: métodos, virtudes e idéias dos poetas.Sua dialética não falava de semideuses com poderes ou coisa parecida, por isso, a defesa de novas virtudes o levou à morte. Não negou o que defendia como verdade, até porque, ele acreditava que o melhor argumento filosófico era vencedor diante de combates físicos defendidos na época.

Vou colocar alguns trechos da defesa de Sócrates. Confesso: Gostaria de colocar o texto na íntegra, pois é fantástico sendo muito reflexivo do início ao fim:

 ü ‘’Em suma, não devemos retribuir a injustiça, nem fazer mal a pessoa alguma, seja qual for o mal que ela nos tenha causado... ’’

 ü ‘’Sim, porque entre fazer mal a uma pessoa e cometer uma injustiça, não há diferença nenhuma’’.

Super dica de leitura para ser lida na íntegra!

Bjs,
Alda de Cássia


* Imagem:  Guardião Muralha e Salvacenter com br