sábado, 20 de fevereiro de 2016

Livro: Cantando histórias em versos – Poesia e Romanceiro.


Bem, o que falar sobre o livro? Vamos lá! Para quem deseja conhecer o que existe em comum entre um rap e uma cantiga de rodas, ou entre Poemas de Homero e uma canção de MPB, aqui está o livro!

Neste livro: ‘’Cantando histórias em versos – Poesia e Romanceiro popular no Brasil’’, do escritor Braulio Tavares e que foi lançado pela editora 34, descobri também o que é um "martelo agalopado"’. O que é?

É um tipo de métrica usada por repentistas nordestinos, ou seja, pelos contadores nordestinos. Como assim? São ‘’três pequenos blocos em que silabas fracas preparam a chegada de uma sílaba forte’’.

Ficou confuso ainda?Bem, o escritor deu um belo exemplo: di-di-DUM, di-di-DUM, di-di-di-DUM.E agora deu para entender? Pois é, eu também desconhecia, mas agora eu e você já estamos bem informados(rs).

Confesso,que já arrisquei fazer pequenos versos, porém como sempre digo não é a ‘’minha praia’’ e sim escrever contos, pois a cada dia fico apaixonada pela criação de personagens, cenários e contexto abordados.

Epaaaaaaaaaa...Já fugi de novo do assunto! Aí,aí ..Mas, vamos retornar em grande estilo ok?

Bem, arrisquei e pensei que eram ‘’versos brancos’’ minha inspiração, mas não eram!! O que são versos brancos? Segundo o autor é ‘’um efeito ainda mais sutil do que a rima toante’’. Rima toante?

E agora? Ok. ’’Não precisa rimar, mas não pode ser colocado tudo que vem à cabeça’’, ou seja, não era o que fazia, mas descobrir que eram ‘’versos livres’’, porque os versos livres  podem ser do tamanho que o poeta bem entender. Longo ou curto!

Ah! O livro fala em cultura oral, literatura de cordel nordestina, romance antigo e romance moderno, entre outros.

Enfim, é um livro bem interessante e que me despertou outro ‘’universo’’, que agora vou querer apreciar mais vezes. Sabe de uma coisa? Sair da zona de conforto, da monotonia de só livros técnicos é ‘’bom demais’’.

Super dica de leitura!

Bjs,
Alda