quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Belém 406 anos

 


Que encantos tens? Que gente bonita vive no teu coração? Será que vai chover? Posso pegar a tua manga ao cair da mangueira? Hoje completas 406 anos e meu olhar para Ti e de Ti para os manos e manas que passam apressados quase escorregando nas mangas que enfeitam de cores verde e amarelo o teu ''corpo''.


Ahhh! Linda Belém do pato no tucupi, do açaí com tapioca e peixe frito e do creme de cupuaçu...Ahhhh! Linda Belém do carimbó do Pinduca,  do brega raiz do Lucyan Costa  e  da Dona Onete.

Enfim, não conheces Belém? Éguaaaaaaaaaaaaa vem conhecer "sumano", as nossas belezas, o nosso Teatro da Paz e rezar no Santuário Basílica de Nossa Senhora de Nazaré ou lá na ‘’Igreja da Sé’’ que ‘’vais’’ sair com uma energia de Fé gigantesca, porém não esquece de dar uma ‘’passadinha’’ no Ver-o-Peso e ‘’passar ao pé do ouvido’’ ou ‘’tomar um banho de descarrego’’ lá na dona cherosinha’’ e se entre uma ‘’crendice ou outra’’ comprares um ‘’chora nos meus pés’’, ‘’chega-te-a-mim’’ e ‘’comigo ninguém pode'' para arranjar um ''legitimo papachibe''  ''dizem as linguás de jambu'' que fazem ‘’tremer‘’ qualquer dúvida ‘’não acredito que funcione!’’...Ainda não experimentei massssssss... (rsrs).

Alda de Cássia

Foto: Alda de Cássia