segunda-feira, 13 de abril de 2015

Você parece que não têm problemas na vida?

Uma paciente me disse, dias desses, no hospital onde trabalho: ’’Você parece que não têm problemas na vida!” Perguntei o porquê e ela disse: "Você chega todos os dias sorrindo. Alegra-nos sempre com o seu jeito. Fala cada coisa boa!’’.

Respondi: ’’Sim, sim tenho sim, meus problemas, mas eles não conseguem me tirar o foco. Meu objetivo aqui é ajudá-las a elaborar a doença e o adoecer. Esta é a minha função como terapeuta ocupacional’’.

 Faço escolhas todos os dias na minha vida. Ou saio com o propósito de fazer o meu melhor, servir com amor o meu próximo, ou fico descontando em todos meus problemas pessoais e profissionais.

Sabe de uma coisa?É muito difícil lidar com pessoas que veem problemas em tudo. Não gostam de cooperar, porque acham que já fazem ‘’o suficiente no trabalho’’ e ainda dão a desculpa de que não são pagas para fazer mais do que fazem.

Outras criam seus próprios muros em volta de si por sofrerem afetivamente, tentam manipular o outro com seus pensamentos de que, precisam de atenção, porque já sofreram muito na vida.

O fato é que algumas pessoas pensam que,pelo fato de ser terapeuta, eu sou bem resolvida, não tenho problemas e, se tenho, resolvo logo.Outras acham que não me decepciono,não choro ou não fico triste.

Quando nosso pai teve infarto no coração, eu e a ‘’mana abençoada’’ fomos trabalhar com o coração ‘’apertado’’, mas só uma pessoa ficou sabendo disso, minha amiga Jane, pois me viu com os olhos do coração.Outros não souberam que eu estava  ‘’destruída emocionalmente’’,mas transformei o meu sofrimento em um dia de sorriso com os meus pacientes.

Vamos convir ninguém precisa saber que você está na fossa, na pior e triste ‘’pra caramba’’, pois, poucos vão entender a sua dor emocional. Uns vão dizer que é ‘’piti’’ outros que você ‘’sofre por pouca coisa’’.

Bem, aprendemos que se conselho fosse bom, ninguém dava,vendia. Mas vou dar um conselho: ’’Saia com a sua melhor roupa. Não!!!! Não é a de grife, mas vestida de ‘’amor’’, com sapatos de ‘’fé’’ e com um belo óculo do tipo’’ vou ser feliz’’, por hoje.

Não seja caranguejo que fica andado para trás. Também, não seja canguru pulando sem firmeza no caminhar. Seja como uma borboleta, leve para voar em busca dos seus sonhos, ou,simplesmente, acredite que um sorriso pode transformar o dia do outro, pois vou confessar um segredo... Chega bem pertinho... ’’Receber um sorriso é tão bom que deveríamos sorrir todos os dias infinitamente’’.

Bjs,
Alda