segunda-feira, 6 de abril de 2020

A oração de cada um - Reflexão


Na revista ‘’Vida Simples’’...Encontrei um artigo muito interessante: ’’A oração de cada um’’. Essa é mais uma das interessantes revistas da editora Abril, que gosto de ler.

A linguagem é envolvente. Os artigos são sempre interessantes, ou seja, a revista nos leva a compreender que é possível ter uma vida simples, mas enriquecedora.

Pois bem, o artigo é de Liane Alves, que acredita que a ‘’oração nos transforma e nos une a uma realidade transcendente". É verdade. Ao orarmos, fazemos, ou melhor, nos conectamos com o Pai.Como uma ‘’ligação para o céu’’, onde não há taxa de cobrança e nem limite nos créditos.

A autora nos leva a refletir, que podemos recuperar nosso diálogo com Deus a qualquer hora, seja ‘’através do silêncio, com palavras, com rosários, em gestos ou posturas’’.E que Deus está sempre nos procurando em qualquer religião.

Menciona as formas de falar com Deus, em cada religião, desde os indianos os budistas e até os muçulmanos. Sempre digo que, respeitar cada religião, é compreender que Deus é único e cada um o reconhece em diversas culturas e tradições.

Lembro que, o meu coordenador e amigo de estudos, o Alair, sempre diz que para falar com Deus, muitas vezes, não é necessário uma oração repetitiva e sim pode ser feito com palavras simples e que saiam do coração.

O fato, é que o artigo me fez refletir muito sobre a oração de cada dia. Penso que, cada um tem sua forma de orar. Eu simplesmente agradeço o amanhecer e peço que seja o meu melhor dia e que eu seja uma pessoa melhor neste dia. E, ao adormecer, eu agradeço pelo dia decorrido e me comprometo que amanhar será um dia melhor.

Deixo esta frase do artigo para você, do monge americano radicado no Brasil Dom Bernardo Bonowitz.: ’’A oração significa nos deixar ser encontrados por Deus, a fim de que Ele possa nos falar- e ,obviamente, a fim de que possamos lhe falar, cada um contando ao outro aquilo que lhe é mais importante, e dizendo ao outro, por meio de e por trás de cada palavra, "Eu te amo’’.

Muito reflexivo este artigo!

Alda de Cássia 

*Imagem:Arquivo pessoal /Portugal