domingo, 15 de agosto de 2021

Removedor de obstáculos

 

*Imagem*
Um livro bem interessante! Qual? ‘’Ganesha - O Removedor de Obstáculos’’, do escritor James Abae, com a tradução de Rosália Munhoz e foi lançado pela editora Madras.

Gosto muito de ler contos e lendas da Índia e quando posso ler sobre o povo Hindu o faço com prazer, pois é muito enriquecedor conhecer a cultura de um povo.

Quem foi Ganesha? Segundo o Google, foi ‘’ um deus hindu, filho de Shiva (o grande deus da Transformação) e de Parvati, sua esposa. ...’’. Tive a oportunidade de ler sobre a história do nascimento de Ganesha e fiquei encantada pela origem da sua transformação espiritual.

Pois bem, vou falar um pouco sobre o livro. Devido aos direitos autorais, não vou colocar trechos do livro, o que é uma pena, já que seria uma forma de estimular o leitor a adquirir esta obra.

Mas, vamos lá! Vou tentar falar ‘’em miúdos’’ (rs) o que vou levar como ensinamento e transmitir como conhecimento de vida, até porque sou estudiosa de religiões.

As imagens que compõem o livro são belíssimas, pois mostram um pouco da vida de Ganesha e me fizeram viajar no tempo. Sempre aprendi que imagens falam ‘’por mil palavras’’, principalmente se retratam uma época onde as tradições eram tão representativas e respeitadas.

O autor fala que o equilíbrio é necessário em nossa vida, principalmente em relação à família, tempo pessoal, trabalho, criatividade assim como, relacionamento e prática espiritual, mas que nem sempre o que planejamos acontece.

É verdade, porém acredito que um  bom planejamento deva conter aquela ‘’margem de segurança’’, porque, não podemos arriscar além das nossas possibilidades. Não é verdade?

Ele menciona que os obstáculos ‘’muitas vezes’’ nos desafiam a seguir. Por isso, clareza e perseverança são necessárias para seguir em frente.Bem, eu colocaria também fé para superar dias de ‘’tempestades’’, acreditando que nunca somos desamparados e determinação para não deixar que colocações tais como: ‘’você não vai conseguir’’ ou ‘’você não é capaz, portanto desista.’’ seja um ‘’freio’’ para a nossa caminhada.

Confesso que, já fui até o ‘’fundo do poço’’, mas superei meus medos mais avassaladores e cheguei ao topo com aquela sensação de ‘’superei a mim mesma’’ e tirei duas lições daí. Quais?

A primeira de não deixar ser definida pelos meus equívocos e saber reconhecer os meus erros, seguindo com a vontade de tentar novamente e não deixar ser destruída por eles.

E, por fim, sair mais fortalecida do aprendizado que recebi, pois tudo é aprendizado. Vitorias e derrotas, conquistas e decepções. Sim, sim devemos aprender a levantar a cada queda, de cabeça erguida, não como superior, no entanto com a humildade de ‘’eu posso tentar novamente’’.

 Enfim, aqui mais um ensinamento de Ganesha é que cada estágio da nossa vida tem o seu tempo para acabar e que que escolhas que fazemos na vida determinam o caminho a seguir.

Sim, acredito tanto que, um dia conversando com uma amiga pelo ‘’zap’’, disse a ela: ‘’Não arrisque e sim faça escolhas’’. E ela perguntou: "Existe diferença?" É claro que sim! Arriscar é dizer não tenho nada para perder. Se der certo, deu e se não der, não deu. Daí , as decepções e as perdas serão muito sofridas e poucos conseguem aceitar com consequências de uma ação impensada. Não é verdade?

Agora fazer escolhas é bem diferente pois, o significado é ‘’já escolhi, porque acredito que seja o melhor para mim. E, neste caso, recomeçar ou fazer uma nova escolha não nos anula para os grandes desafios.

O que falar sobre o livro?
Leia e reflita.

Alda de Cássia