domingo, 10 de fevereiro de 2019

É hora de brincar!


Na revista ‘’Segredos da Mente’’, encontrei um artigo bem interessante: ‘’É hora de brincar’’, texto de Isabelle Hoffmann e com as artes de Caroline Gomes da editora Alto Astral.

Fala sobre a importância dos jogos e brincadeiras na estimulação cognitiva das crianças, principalmente na concentração e no pensamento lógico.Segundo Isabelle, os jogos e brincadeiras vão além de lazer e diversão, já que despertam habilidades nas crianças: raciocínio lógico e abstrato, atenção, memória e concentração.

Na verdade, segundo a psicóloga Luciena Boschi, os jogos e brincadeiras contribuem para o desenvolvimento das habilidades e da capacidade de resolução de problemas também, nos estudos, por exemplo.

Pois é, já existem escolas que utilizam jogos como estratégias de aprendizado e com bons resultados, tanto nas ‘’notas’’ como na interação entre os alunos.
Você sabia que existem áreas do cérebro que são favorecidas com os jogos e brincadeiras? Não? É verdade! Aqui cito: Hemisférios esquerdo (raciocínio) , hemisfério direito (memorização) e lobo frontal (poder da comunicação).

Pois sim,eles estimulam a liberação de neurotransmissores, que auxiliam na concentração, raciocínio e aprendizado segundo Alexandre Crispi, que é macroeducador.

Então, o texto é rico de informações que deixa claro a importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento cognitivo, motor e emocional das crianças além de mostrar os riscos exagerados dos videogames e escolas que usam a metodologia’’ Mente Inovadora’’.

Bjs,

Alda de Cássia 

*Imagem: Região News