domingo, 23 de julho de 2017

Livro: De conto em conto



Que livro muito interessante de Antonio De Alcântara Machado, lançado pela Editora Ática e que faz parte coleção "Quero ler Contos’’, que foi ilustrado por Orlando. São histórias pequenas de grande contistas. Neste livro, encontramos 12 contos escritos por: Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Ivan Angelo, Lygia Fagundes Telles, Machado de Assis, Lima Barreto, Artur Azevedo, António de Alcântara Machado, Luiz Vilela, Marcos Rey, Pedro Bandeira e Wander Piroli.

Bem, antes de compartilhar um dos contos, quero deixar registrado que no final do livro existe o ‘’Quero mais’’. Sim, fala sobre os contos, momentos históricos do Brasil.

Vamos Lá!

Qual o conto escolhido? Hummmmm..Entre tantos tão belos escolhi: ‘’Biruta’’ da escritora Lygia Fagundes Telles. Conta a história de um menino chamado Alonso e seu companheiro, o ‘’Biruta’’, amigo fiel e que vira e mexe aprontava muito.

O biruta era um cachorro que gostava muito de acompanhar o Alonso, mas quando ele se descuidava, o biruta aprontava  com a Leduina e a dona Zulu, a sua patroa.

Algo aconteceu? Sim, a dona Zulu não suportou saber que o cachorro entrou no seu quarto. Por isso, resolveu tomar uma medida drástica. O pequeno Alonso mal sabia que a dona Zulu estava por aprontar e quando pensou que o seu fiel amigo fosse apenas alegrar uma criança doente, teve no final da noite uma triste notícia.

Confesso que, no fim do conto lembrarei-me do nosso amigo leal, o ‘’Reu’’, que nos acompanhava a cada travessura e que a cada gesto dos nossos pais, ele tentava avançar nos protegendo.

É claro que nossos pais não fizeram o que a dona Zulu fez até porque o ‘’Reu’’ morreu bem velhinho e nos deixou muito tristes, dando vazão a um vazio de quem perdeu um membro da família.

Enfim,quem pensa que uma criança não é capaz de ter uma relação pura e verdadeira com um animal de estimação deve ler este conto, pois ele traduz  a dor da de uma perda afetiva para uma criança.

Dica de hoje!

Bjs,
Alda de Cássia


*Imagem: Livraria Saraiva