segunda-feira, 10 de março de 2014

DEPRESSÃO... O mal do século!





Hoje, o grande mal que se abate no mundo, não é a fome que mata muitos na África. Nem os terremotos que destroem cidades, as guerras civis, ou mesmo, os protestos que em nome do ‘’direito do povo’’’ que depredam patrimônios históricos e causam, em alguns, tanta selvagerias pelas ruas onde passam... Mas, a DEPRESSÃO !!!

É uma doença silenciosa, mas, quando vem à tona, devasta a vida de uma pessoa, tornando-a impotente à ‘’dor emocional’’ que se instala, causando a fadiga e as dores do corpo, a sensação de vazio, o ‘’vazio do eu’’ diante do ‘’eu coletivo’’. No meio da multidão, a pessoa descobre-se sozinho de si e do outro. A sensação de um ‘’abandono afetivo’’.

Vou descrever o que penso, de como seria a depressão. Nunca a tive, mas já vi pessoas depressivas. Já convivi com pessoas que estavam entrando em processo depressivo, e também, já atendi pacientes. Na minha experiência como pessoa e como profissional, tenho uma ‘’leitura’’ de como seria esta doença. Não falo de ninguém especificamente. 
Que fique bem claro, Ok?

É vagar no escuro, com todas as luzes acesas. É andar em cima de flores, sentindo-se andando sobre espinhos. É sangrar por dentro, sem ver o sangue. É olhar em volta e ver ‘’felicidade’’, mas não saber mais o que isso significa. É querer dormir um sono profundo, mas ficar com os ‘’olhos secos’’ a noite toda. Um sono que não vem! E o dia que não chega e a vida que perdeu o sentido. São palavras e pensamento vazios. Sentimentos embotados.

É não ter vontade de nada. Nada mesmo! Nada mais faz sentido. O que era importante, fica relegado para segundo plano. As pessoas queridas não trazem conforto em suas palavras. E Deus, fé e esperança não são mais certeza e sim, dúvidas. ’’Por que eu?Por que passo por isso?’’São perguntas sem respostas.

Amanhã continuo ...
Bjs da Alda