segunda-feira, 27 de julho de 2020

Super dica de leitura: Visagens, assombrações e encantamentos da Amazônia



Confesso: Este ‘’universo’’ de visagens e encantamentos me encanta, pois me lembro do tempo que eu e a "mana abençoada" ouvíamos muitas histórias de pura assombração.

As histórias (lendas e mitos), eram contadas sempre à noite, como ‘’manda o figurino’’. Por isso, era difícil dormir, mas com o tempo conseguíamos ‘’filtrar’’ o que era verdade ou ‘’inventação’’!

Pois bem, aqui compartilho um livro bem ‘’Ohhhhhhhh, Meu Deus’’, escrito por um paraense que viajou e viajava muito pelos rios da Amazônia, coletando ‘’pérolas’’. E, deve ser por isso, que suas histórias possui um ‘’q’’ de ‘’verdade’’, já que são contadas por pessoas que viram ou ouviram e registradas quase na integra pelo saudoso Walcyr Monteiro.

Então, vamos-nos ‘’arrepiar’’ com as inúmeras histórias de visagens, assombraões e encantamentos da Amazônia? Prepare o seu ‘’patuá’’ e vamos manaaaaaaaaaaaaaa(o)!

Qual a história que vou compartilhar? Como dizem meus amigos de Cametá, ‘’que tar’’ a história ‘’História de Amor’’?

Vamos lá! Vou tentar recontar, mas é claro que vou ‘’riscar fogo’’ sem queimar brasa!(Rsrs)

Um homem chamado de ‘’Beleza’’ e que morava em Breves contou para Walcyr Monteiro, durante a inauguração do Curso de Pedagogia no Campus da Universidade do Estado do Pará, cujo tema era ‘’Globalização e resistência Cultural’’, a seguinte história:

Era uma vez, um homem que morava no alto Rio Anapu, que é do Município de Portel, que ao sair para caçar foi pego por uma forte chuva. Ele então parou perto de um pau grande para ficar protegido naquele momento, já que a chuva ‘’por essas bandas’’ é chuva forte ‘’papai’’!

A chuva não parou. Pelo contrário, aumentou. Por isso, ele viu um pau maior de uns três metros de largura com um grande buraco e foi até lá! O que aconteceu? Ele viu que tinha uma mulher lá dentro. Quem era? ‘’Pasmem’’... Uma Curupira!!! O que ele fez? Ele dividiu o espaço com a ‘’pé para trás’’ naquela hora.

O que eles fizeram? Misericórdiaaaa...Impróprio para ser revelado por aqui,mas posso dizer que no final de umas ‘’situações’’ ele ficou apaixonado por ela e você sabe que algumas vezes homem apaixonado acaba jogando ‘’tudo pelo ar’’ e foi o que ele fez.

Indicação de leitura !

Vale a pena ler toda a coleção deste  saudoso e talentoso paraense, Walcyr Monteiro, que passei a admirar. E quem sabe um dia ‘’chego lá!’’

Alda de Cássia