quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

LIVRO:Ofício de Escrever


Sim, escrever é um oficio dos mais árduos, porém prazeroso.Todos os dias me proponho a escrever por aqui, assim como ler e escrever contos. No primeiro momento navego no mar de ideias surgidas de uma palavra, de uma cena cotidiana ou não e também das minhas experiências profissionais.

Cenas corriqueiras ou especiais acabam sendo canalizadas e reproduzidas na tela do computador, em um pedaço de papel ou até bula de remédio e, por sinal, foi dele que escrevi o conto ‘’A tartaruga’’ que já está publicado por aqui no Blog Diário das Gêmeas Paraenses.

Pois bem, este livro ‘’Ofício de Escrever’’, do Frei Betto, que é frade dominicano, escritor e cronista funciona como uma janela naquela área que usamos para guardar objetos não mais usados; Sim, o  depósito ou o quartinho dos fundos!

O incrível é que, quando buscamos algo que não encontramos, o nosso pensamento é: ‘’Deve estar lá no quartinho!’’. Não é mesmo? E tem mais!!! Sim, quando voltamos de lá com o tal objeto, trazemos outros tantos na mão com aquela desculpa esfarrapada: "Vou precisar disso!’’.

Quem nuncaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa viveu este momento de ‘’Levo e depois vejo o que faço’’? Fale ou se cale para sempre! Pois bem, vamos voltar ao que interessa, pois é tempo de leitura de belos contos e fábulas neste universo literário que inspira e transpira emoções e aventuras.

Vamos lá!

O que você leu no livro que tanto abalou seus conceitos de ‘’Não é que ele tem razão’’ Alda? Juro de pés juntos e dedos cruzados que gostaria de colocar um pouco de tudo que li, mas não quero tirar o seu direito de poder ler o livro na íntegra, mas não posso deixar de compartilhar conhecimento, pois isso não seria de Deus!!! (rs)

Vou fazer bem assim: Compartilho algumas das ideias do Frei Betto, que vão inspirar você ok?

ü ‘’O livro não é apenas um texto que se lê, é também um texto que lê o leitor, dialoga com ele, muda sua ótica da vida, interpela e faz sonhar. ’’

ü  ‘’O papel da literatura é ampliar o nosso campo de visão, aprofundar nossa consciência crítica e dilatar nosso potencial onírico. Viver sem sonhar é mero sonambulismo’’

ü ‘’Ler é percorrer todos os períodos da história, penetrar conhecimentos científicos e técnicos, dar asas à imaginação, sem sair do lugar... ’’

ü O amor aos livros nasce na infância. Criança que jamais viu os pais lerem ou vive em uma casa desprovida de livros terá, com certeza, dificuldade de adquirir gosto pela literatura. ’’

 Fantástico !!! Não é verdade? Então, agora vamos à perguntinha básica e que os cronômetros comecem a contar... 1,2 e 3 ... Você concorda com o escritor quando disse que ''O amor aos livros nasce na infância'' ?

Tchauuuuuu até a próxima!

Bjs,
Alda de Cássia   

*Imagem: Saraiva