domingo, 6 de janeiro de 2019

Doença escrita nos genes






Sim, a ciência genética já comprovou que parte das nossas doenças está ligada aos genes. São hereditárias, por isso, cuidar do corpo deve ser prioridade, principalmente quando você tem casos de pais diabéticos, por exemplo.

O artigo é ‘’ Álbum de família’’, com texto de Juliana Diniz que é muito interessante para quem quer saber se algumas doenças são ‘’herdadas’’ ou não. De fato, algumas doenças possuem um componente genético e o tal DNA é o responsável, já que passa por mutações, como por exemplo, o albinismo e a Síndrome de Down.

Segundo a geneticista Mayara Zatz,coordenadora do Centro de Estudos de Genoma Humano, na Universidade de São Paulo: ‘’ E mesmo que as que pensamos ter origem em fatores ambientais podem ter um gene por trás’’.

Quer ver algo interessante? Uma vez fui fazer um exame de imagem e no questionário tive que responder se tenho casos na família de diabetes e hipertensão e quando era ‘’leiga no assunto’’ achava que era desnecessário e hoje sei da importância.

Aqui deixo mais algumas informações sobre o artigo de doenças genéticas:

  üDoenças cardiovasculares: hipertensão e infarto do miocárdio têm alguma vinculação genética. Alguns genes sofrem mudanças.

  ü Câncer de mama: Todas as formas de câncer são genéticas, já que são causadas por mutações, por isso o alerta para quem possui casos de câncer de mama na família em mulheres de menos de 50 anos de idade;

  ü Câncer de ovário: 5 a 10% são hereditários, por isso os exames são necessários e devem ser periódicos, já que é um caso de câncer difícil de ser detectado;

  ü Doenças respiratórias: 50% são as chances de você ser alérgico se um dos pais for alérgico e 80% se os dois forem.

Bjs,
Alda de Cássia

*Imagem: Raciociniocristão.com br