quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Cérebro falha quando as regras mudam





Pesquisa mostra que uma mente multitarefas tem mais chances de errar
Aprender uma nova tarefa quando as regras mudam pode ser um processo bastante difícil para o cérebro, incluindo erros repetitivos, segundo estudo de psicólogos da Michigan State University (MSU). Basta se imaginar na Irlanda e de repente ter que dirigir do lado esquerdo da estrada. O cérebro, treinado para dirigir do lado direito, tenta substituir as antigas regras e, simultaneamente, aprender a novidade.

— Neste caso, quando se comete um erro como esquecer de ligar a seta antes de virar numa rua, não se percebe e se repete o mesmo erro novamente. O que se aprendeu no início é difícil de superar com a mudança de regras — explica o pesquisador Hans Schroder, responsável pelo estudo, que foi publicado no jornal “Cognitive, Affective & Behavioral Neuroscience”.

Para o estudo, os participantes receberam algumas tarefas pelo computador, envolvendo o reconhecimento das letras do meio em “NNMNN” ou “MMNMM.” Se o “M” estivesse no meio, os participantes tinham que apertar o botão à esquerda; se o “N” estivesse no meio, tinham que apertar o botão à direita. Depois de 50 tentativas, as regras eram invertidas. A partir de então os participantes cometeram mais erros.

A atividade cerebral dos participantes também foi medida e mostrou que eles estavam menos cientes dos erros e, quando eles acertavam, o cérebro mostrava que eles tinham trabalhado mais do que na primeira parte do teste, com as regras iniciais.

— Esperávamos que eles ficassem mais espertos com o tempo, mas depois da mudança de regras eles ficaram mais lentos e menos precisos — descreve Schroder.

A frequência desses erros no ambiente de trabalho, por exemplo, pode levar à frustração, exaustão e até à ansiedade e à depressão, segundo o diretor do laboratório de psicofisiologia clínica do MSU, Jason Moser:
— Estas descobertas sugerem que quando se é multitarefa há mais chances de errar. É preciso esforço e prática para ter consciência dos erros e manter o foco.

Fonte: O Globo
Portal ORM 
 * Pesquisa para o Blog e arte: Vitória de Cássia