domingo, 1 de novembro de 2020

Cigarro x cérebro

 



Pois bem, na seção ‘’Papo-cabeça’’, na revista ‘’Saúde é vital’’, encontrei um artigo bem interessante que fala sobre o mal que o cigarro faz não só aos pulmões, mas em outros órgãos.

O texto é de Thai Szegö chamado: ‘’Os efeitos do cigarro no cérebro’’ . Um texto bem explicativo que vou compartilhar por aqui, mas vou recontar um fato que aconteceu e que faz link para este artigo.

Foi bem assim: Saía do meu trabalho e fui comprar pães para os meus ‘’filhos grandes’’, meus pais. Na fila, uma senhora que estava em minha frente pediu um maço de cigarros.

O surpreendente é que o rapaz deu um maço com uma foto de um homem na UTI, entre a vida e a morte, e ela então falou: ‘’Me dá um outro, pois não quero este com a imagem aqui, me dá um menos ruim’’.

O rapaz deu um '‘sorriso amarelo’’, ou seja, sem graça e viu um ‘’menos ruim’’,ou seja, menos chocante em relação às consequências devastadoras do uso do cigarro.

Surpreendente não é mesmo?

Vamos lá!

Em uma pesquisa britânica, foi constatado que o ‘’fumar’’ pode afetar o aprendizado, a memória e o raciocínio lógico, além de outros males ditos por aqui.

Foi feito um teste com mais de 9 mil pessoas, em que foi comprovado pela Universidade King´s College de Londres, na Inglaterra, os males cognitivos do cigarro.

Segundo os pesquisadores o cigarro danifica as partes do cérebro e aumenta o risco de derrame e infarto.O pior é que  ocorre lentamente.

Enfim, cigarro é um vicio destruidor para quem fuma ativamente e quem é o fumante passivo e isso não é raro, até porque já atendi pacientes que nunca fumaram, mas estavam adoecidos em sua respiração, já que conviviam com pessoas que fumavam mais de 3 maços por dia.


Alda de Cássia
Imagem:Diocese Guaratuaba