segunda-feira, 21 de março de 2016

Dia Internacional da Síndrome de Down - 21 de Março


Parte da Delegação Brasileira-Atletas com Síndrome de Down

Um dia para comemorar? Não, eu diria um dia, de conscientização de mostrar a sociedade e ao mundo que ter um cromossomo a mais no par 21 é ter 21 motivos para serem amados. Qual é a diferença?

Sim. Qual a diferença? Eu e a "mana abençoada’’ recebemos todos os dias intensas demonstrações de carinhos onde trabalhamos. Eu, em particular, como terapeuta ocupacional no Programa de Estimulação Precoce, vejo o quanto eles são capazes de surpreender e se desenvolver.

Digo sempre aos pais durante a Anamnese, na coleta sobre os dados do nascimento e desenvolvimento da criança: "A maior prova de amor, vocês já estão fazendo, trazendo seu filho até aqui’’.

Foto:Arquivo da família (autorizada)
Amo o meu trabalho! Amo saber que posso contribuir com o meu trabalho, com a minha missão para a autonomia e autogestão deles no futuro.Dificuldades, limitações sim, mas potencialidades ao extremo.

Quando são amados eles crescem, sempre digo isso aos pais.Vibro a cada conquista, a cada sorriso e até as ‘’carinhas de contrariedade’’. Quem me conhece, sabe que não gosto de chamá-los de bebê ou neném, pois eles possuem sua identidade, o seu nome e assim devem crescer e não serem vistos como ‘’eternas crianças’’.
Gabriel -Foto arquivo da família (autorizada)

Neste dia, quero deixar um recado: "Ame 21 vezes seu filho. Ele não é o Síndrome de Down’’, mas o seu filho, que deve ser amado e estimulado a crescer, pois este cidadão brasileiro é o futuro do nosso País.

Deficientes? Não ...Eficientes!!! Limites,limitados...É claro que são os pensamentos que criam barreiras que limitam e não incluem.

Ops! Vamos deixar um vídeo para a conscientização do dia de hoje! Ah! As fotos do Gabriel (Biel) foram autorizadas pelos nossos amigos e irmãos Wilson e Cris.
Foto Arquivo da família (autorizada)

Bjs,
Alda e Vi