sábado, 7 de julho de 2018

Buscando inspiração



Ontem, ouvi a seguinte pergunta de uma colega de trabalho: ‘’Onde você busca inspiração para escrever neste mundo de pé no chão?’’. Bem, ao perguntar o que era ‘’mundo de pé no chão’’ recebi como resposta: ‘’Mundo onde não existe lugar para sonhar e para encantamentos’’.


Hummmm...Fiquei a pensar e logo em seguida voltei a perguntar: ‘’Para encantamentos?’’. E ela disse que não era mais possível histórias de ‘’era uma vez’’.

Pior que é verdade! Raros são os pais que contam histórias de aventuras ou mágicas para seus filhos antes do sono chegar. Raros os que brincam com os seus filhos e, mais raro ainda, os que são vistos como super-heróis pelos seus filhos.

Aí, ai que saudade do tempo em que eu e a "mana abençoada" éramos como a ‘’Mulher Maravilha’’, combatendo o mal. Saudade do tempo que nosso pai era o ‘’super-homem’’ que nos fazia sentir protegidas.

Hoje? Eles (nossos pais) são ‘’protegidos’’ pelas gêmeas de todo mal. Mudança de papel? Sim, deve ser! Mas, de imediato só respondi que escrever contos possui o efeito de ‘bolhas de sabão’’. 

Bolhas de sabão? Ela perguntou admirada. Sim, a cada conto que finalizo a sensação é de ter soprado vida imaginária das minhas experiências de vida.

Segundo Joseph Campbell, um dos maiores especialistas em mitologia e em religião comparativa e que escreveu o ‘’Herói de Mil Faces’’, ‘’A Jornada do Herói’’ e ‘Poder do Mito’’:

‘‘... Dizem que o que todos procuramos é um sentido para a vida. Não penso que seja assim. Penso que o que estamos procurando é uma experiência de estar vivo, de modo que nossas experiências de vida, no plano puramente físico, tenham ressonância no interior do nosso ser e da nossa realidade mais íntima, de modo que realmente sintamos o enlevo de estarmos vivos’’.

Enfim, as minhas experiências de vida mescladas com o meu poder de sair da zona de conforto da criatividade adormecida são minhas fontes diárias de inspiração.

Bjs,
Alda de Cássia

*Imagem: Pixabay.com