segunda-feira, 9 de junho de 2014

Quem disse que é bom ser normal?As vantagens de ser tímido, ansioso, hiperativo, compulsivo ou narcisista.





Este livro: ‘’Quem disse que é bom ser normal?As vantagens de ser tímido, ansioso, hiperativo, compulsivo ou narcisista’’. Foi escrito pelo psiquiatra Dr.Dale Archer, tendo sido publicado pela editora Sextante.

Recentemente, passei por uma situação que me deixou triste. Fui julgada pelo que havia falado, sem considerar o que sou de fato.

Expressei-me mal diante de uma atividade terapêutica e, infelizmente, não fui bem compreendida. Sei que isso ocorre. Faz parte de quem se arrisca a ousar, mas ainda não havia vivenciado tal fato nestes meus 18 anos de formada em Terapia Ocupacional.

Minha vida não é feita só de flores, bem eu sei, mas de vitórias, lutas e perdas. O desafio de ser o que sou, me traz a certeza de que não preciso ser ‘’normal’’ para agradar as pessoas, até porque ninguém deve agradar a ninguém.

Assumi o meu erro diante de uma amiga, mas como saí de férias, vou esperar o meu retorno ao trabalho para me redimir do erro. Até escrevi para minha amiga e colega de trabalho que um erro apaga 99 de acertos. É verdade!

Pois bem! Estava indo pegar uns livros de Terapia Ocupacional quando me deparei com este livro: ’’Quem disse que é bom ser normal?As vantagens de ser tímido, ansioso, hiperativo, compulsivo ou narcisista’’ estava em uma estante, fora da sua classificação. De cara, achei o tem interessante por isso, ao folhear, resolvi levar.

Concordo com o Dr.Dale quando diz que cada um de nós possui ‘’traços de personalidades" que fazem parte do caráter moral como: hiperatividade, ansiedade, bipolaridade, perfeccionismo entre outros.

Cito aqui um trecho da introdução do livro que desejo compartilhar com vocês:

‘’Mas o que de fato quer dizer ‘’normal’’? Aliás o que há de tão bom assim em ser normal? Desde cedo, aprendemos que possuímos determinadas aptidões que nos tornam especiais. Se ser normal significa ser igual a todo mundo, qual é a vantagem?Não deveríamos preferir ser únicos e nos aceitar como somos?’’

Segundo o autor, quando alguns traços de caráter moral tornam-se acentuados, há então um problema que deve ser tratado com terapia e medicação.

Amanhã falaremos mais um pouco sobre este livro.Ok?
Bjs Alda