sábado, 22 de março de 2014

’’Nós devemos ser a mudança que desejamos ver’’



O filme Gandhi é uma obra-prima que levou 20 anos para ser concluída. Tendo recebido nove prêmios Oscar: melhor filme, melhor diretor, melhor ator e melhor roteiro inicial, entre outros.


A frase que expressa a grande espiritualidade deste homem está na capa do DVD:’’Nós devemos ser a mudança que desejamos ver’’. A história de Gandhi, o homem do século, é contada neste filme que impressiona por retratar a vida deste grande homem de uma forma simples porém, majestosa.


O  filme começa com uma paisagem, sem personagens só o dia clareando em um local exótico perto do mar. Após essa cena aparece uma multidão de pessoas acompanhando Gandhi. Um homem aproxima-se e após fazer um gesto com as mãos, característico do povo hindu quando faz reverência a uma entidade religiosa, o mata com mais de três tiros a queima roupa, mesmo tendo Gandhi retribuído com as mãos sua saudação.


Esta cena ocorreu, em 1948. O filme, no entanto faz uma viagem pelo tempo é começa em 1913,  na África do Sul, mostrando Gandhi dentro de um trem. Nesta época, um indiano não poderia ficar na primeira classe, junto com cristãos, já que eles tinham passe que os impediam de tal aproximação.


No entanto, ele foi jogado para fora do trem, mesmo tendo dito e mostrado o seu passe, que dava direito a viajar naquela área e ter por último recurso de apelação ter dito que era advogado.


Amanhã conto mais um pouco deste belo filme épico e atemporal.

Bjs da Alda