sexta-feira, 5 de novembro de 2021

O chapéu do Onofre

 



 Quero deixar um recadinho antes de falar sobre o livro. Sim, incentivem em seus filhos ou às crianças o hábito da leitura, pois nada é tão valioso quanto o conhecimento .



Confesso que, eu e a’’mana abençoada’’, fomos muito incentivadas e enriquecidas literalmente por muitos e bons livros infantis e infanto-juvenis tanto que, o prazer de ler é gigantesco.

Vamos lá!

O livro é ‘’O chapéu de Onofre’’ tendo sido  escrito e ilustrado por Jesús Gabán lançado pela editora Paulinas e que recebeu o Prêmio Internacional de Ilustração da Fundação Santa Maria, Espanha, 1995.

Puxa Alda, ele é tão antigo. De 1995?Sim e não!!! Como assim? Bem, não sei quanto a você, mas gosto muito de livros antigos, apesar de alguns estarem fora do padrão de correção ortográfica atual. Porém, vejo o contexto das histórias em si que geralmente não afetam a criatividade do autor.

Pois é, neste livro um menino chamado Onofre vivia em um lixão e que acabou encontrando um chapéu. Sim, era bem diferente e ao colocar na cabeça viu que era imenso e que acabava escondendo o seu rosto por inteiro.

De repente apareceu um marinheiro querendo saber onde ficava o mar que ele tanto buscava e quando eles colocaram o chapéu na cabeça... Eles foram levados para um lugar bem diferente.

O que encontraram? Uma menina que dormia num rochedo cercado de água, mas não era mar. E ela também foi com eles para mais um lugar bem diferente que o chapéu os levou.

Pois bem, assim eles vão viajando até chegarem em seu último destino que era tão belo quanto os lugares visitados por eles, que terminaram a viagem de forma surpreendente.

Enfim, as ilustrações são belíssimas e, a meu ver, fazem jus ao prêmio recebido e nada mais enriquecedor que terminar o livro com  aquela sensação ...’’Uauuuu que interessante a criatividade deste livro !!

Indicação de hoje!

Alda de Cássia