quarta-feira, 13 de maio de 2015

Livro: 50 ideias de Filosofia que você precisa conhecer.



Não pense que seja um livro de difícil leitura. Não é não! É um livro interessante, para quem deseja conhecer sobre um pouco do universo da filosofia.

O autor é Ben Dupré que é autor, editor e pesquisador da Universidade de Orford, que reuniu 50 dos mais interessantes assuntos sobre filosofia.O livro foi lançado pela editora Planeta.

Tem questões sobre conhecimento, ética, ciência, lógica, estética, religião, política entre outros. Traz assuntos como: ’’O cérebro numa cuba’’, ‘’o mito da caverna’’, ‘’ética da virtude’’, ‘’os animais sentem dor’’, entre outros temas relevantes.

A primeira reflexão é sobre ‘’o cérebro numa cuba’’. O autor nos faz pensar na possibilidade de nosso cérebro ser retirado e ser colocado dentro de uma cuba e dentro há existência de nutrientes que o mantém vivo. Pois é, muito louco esse pensamento.

Mas, o autor surpreende quando faz referência ao filme ‘’Matrix’’. Para ele, o cenário do drama seria como um cérebro-numa-cuba, onde o personagem principal, Neo, interpretado por Kaenu Reeves é um hacker de computador e que descobre que o mundo norte-americano na realidade é ‘’uma simulação virtual criada por uma ciberinteligência maligna e que ele e todos os outros humanos são mantidos dentro de cápsulas de liquido conectadas a um gigantesco computador’’.

Ah, existe um tema bem interessante também. É sobre o ‘’mito da caverna’’.Você lembra? Não! Então, vou lembrar para quem conhece e falar para quem ainda desconhece.

No livro, o autor faz um resumo bem acessível a compreensão.Transcrevo então,ok!

‘’Imagine, você passou a vida inteira aprisionado numa caverna. Seus pés e suas mãos estão acorrentados e a sua cabeça está presa, de modo que você só consegue olhar para uma parede á sua frente. Atrás de você há uma fogueira acesa, entre você e o fogo há uma passarela usada por seus captores de um lado pra outro. As sombras que esses objetos lançam na parede são as únicas coisas que você e seus companheiros de prisão já viram na vida, as únicas coisas sobre as quais pensam e conversam’’.

Por incrível que pareça, o autor faz referência a Platão, filósofo que relacionava o ‘’mito da caverna’’ ao ‘’amor platônico’’ havendo mundo intelectual e o mundo dos sentidos.

‘’Cuidado!Seres humanos vivendo numa caverna subterrânea... Como nós... Eles veem apenas as próprias sombras, ou as sombras uns dos outros, que o fogo lança na parede oposta da caverna.’’

O livro é muito interessante!

Dica de hoje!

Bjs,
Alda