domingo, 3 de março de 2024

Você sabia: Que esquentar comida em recipiente plástico faz mal à sua saúde?

 


Segundo o artigo Perigo! Cancerígenos no cotidiano! publicado na revista ''Esfinge '' a utilização de vasilhas plásticas para esquentar alimentos podem trazer problemas sérios de saúde.

O Gerente do Programa de Bem-estar hospital Castle - Dr. Edward Fujimoto durante uma entrevista mencionou sobre os compostos da dioxina, e os perigos para a saúde do corpo humano.

Durante os estudos, a dioxina é um elemento cancerígeno e sua liberação ocorre quando um produto plástico é aquecido por alguns minutos.

Um exemplo seria de aquecer o alimento no forno micro-ondas. O ideal é aquecer os alimentos em um recipiente plástico, o de vidro seria o mais indicado.

Uma informação que deve servir de alerta é quando o alimento possui gordura. Onde a combinação gordura, plástico e temperatura provoca a liberação em forma de vapor da dioxina.

 A dioxina vai ser liberada para a comida, e posteriormente para as células do nosso corpo. Neste caso, a dioxina é cancerígena, e futuramente as chances de uma pessoa desenvolver um câncer é maior.

A orientação do Dr. Edward é usar vasilhas de vidro de cristal temperado, ou cerâmica para esquentar a comida, pois desta forma os riscos são eliminados.

Vamos nos prevenir!!!!

Alda  de Cássia 


Imagem : Metrópoles 

Para maiores informações sobre o assunto :


https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/cuidado-veja-o-perigo-de-esquentar-comida-em-recipientes-de-plastico


https://recordtv.r7.com/fala-brasil/videos/estudo-indica-que-esquentar-comida-no-microondas-com-pote-de-plastico-pode-causar-cancer-10082023


https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2023/10/07/podemos-esquentar-comida-em-embalagem-plastica-duvida-vira-debate-na-web-entenda.ghtml