sexta-feira, 8 de julho de 2016

Livro: O Príncipe Teiú e outros contos brasileiros.



Obaaaa! Hoje é dia de indicação de livros de contos. Sei que algumas pessoas não gostam de ler contos. Motivos? Cada um tem um gosto literário. Uns gostam do universo de romances, crônicas e peças de teatro.

Na verdade, eu me identifiquei com os contos e as crônicas. A ‘’mana abençoada’’ gosta mais de livros de pesquisas e leituras  motivacionais. Sim, ser gêmea não significa ter os mesmos gostos.

Porém, temos algo em comum. Gostamos de ouvir o resumo lido por cada uma. Trocamos ‘’figurinhas" na hora do almoço ou quando saímos no final de semana. Mas vamos que vamos, porque lá vem conto!

O livro faz parte da Coleção Contos Mágicos. Sim, já divulguei os livros de contos desta coleção. Hoje, é o livro “O Príncipe Teiú e outros contos brasileiros’’, que foi escrito por Marco Aurélio, que foge um pouco de tudo que já li.

O autor fez uma pesquisa de campo e recolheu ‘’contos populares’’ de algumas regiões brasileiras. Ele deseja resgatar o universo dos contos de encantamento brasileiros, que ainda vivem nas lembranças de algumas pessoas.

É claro que, as versões surgem a partir do momento que recontamos. Alguns modificados e outros perpetuados. As origens são diversas, com Portugal, África e até povos Indígenas.

No final do livro, ele coloca uma ‘’nota’’ que fala um pouco de cada conto, uma bibliografia de consulta, glossário e vocabulários, caso o leitor queira saber o significado.     
            
Vou fazer o seguinte, vou falar um pouquinho do conto que abre este Compêndio, que é ‘’O Príncipe Teiú’’. Ok?

Conta a história de um senhor viúvo que vivia com três filhas moças. Era um pai cuidadoso e carinhoso. Só que ele tinha mais cuidado com a caçula, por nome ‘’Branca Flor’’. Bem, ele tinha o hábito de caçar.

Em uma dessas aventuras, ele se perdeu, ficando três dias perdido. Entre desespero e lástima, apareceu um Teiú. É o nome dado ao maior lagarto brasileiro. Ao pesquisar, descobri que ele é encontrado no norte do Brasil e no norte da Argentina.

A nota do autor diz que ele vive em buracos no chão e alimenta-se de pequenos animais e de frutas. Além de dizer que é uma das mais ricas histórias difundidas pelo mundo.

Vamos lá!

Após saber o que havia ocorrido, o Teiú fez uma proposta:

_ "Façamos um trato! Eu levo você para casa se prometer que me dará a primeira coisa que avistar quando chegar!’’

O senhor concordou até porque, lembrou que a primeira coisa que via ao chegar em sua casa era a sua cachorrinha. Só que, o senhor ficou desesperado, pois sua filha caçula estava na porta esperando.

Mas, o Teiú não quis saber. Cobrou a promessa. Após uma conversa, a filha caçula foi com o Teiú para dentro da árvore e lá ela descobriu um segredo é por esse segredo que o conto encanta os leitores.

Super dica de leitura!

Bjs,
Alda  

Revisão do texto: Márcio Rodrigues