quinta-feira, 12 de março de 2015

Livro: Uma dor sem nome.


Sempre falo para os meus pacientes e amigos, que devemos ‘’dar nome aos sentimentos que sentimos, ou seja, a dor’’, e, ao ler este livro, ’’Uma dor sem nome’’, do Dr.Roque Savioli, compreendi que é este o caminho.

Sabe por quê? Porque, senão ficaremos naquele ‘’achismo’’, de acreditar que a decepção e a mágoa, e, por isso, muitos guardam mágoas, sem entender que não é.

Mas, é difícil dar ‘’nome à dor’’, se nem conseguimos lidar com ela. Com aquele aperto que chega a dilacerar o peito.

O autor menciona, que o nome do livro vem de uma música que escutou do diácono Nelsinho Correa, cujo nome da música era: ’’A dor sem nome’’.

O Dr.Roque, relata que refletiu sobre a música: "...Fiquei refletindo sobre o tema da música.Realmente, o sofrimento da perda do filho,de um amigo, de uma amiga, de uma pessoa admirada, não tem nome, pois quando perdemos não ficamos viúvos ou órfãos’’.

O autor deixa bem claro que, se não elaborarmos as perdas e os lutos, a saúde física e mental e espiritual, são prejudicadas, pois o corpo adoece.

O certo, é que não é fácil perder quem amamos, mas não ‘’’aceitar’’ a perda e não elaborar, buscando seguir em frente, nos tornará ‘’enlutados no passado’’.

Outro questionamento sobre este assunto, de ‘’não dar nome a dor’’:Então, pergunto a você: Quem nunca ouviu aquela frase: ’’Aí, estou com aperto tão grande no peito. Acho que, estou triste. Será que é?’’ ou ‘’Eu tenho ódio dele, não quero vê-lo na minha frente nem pintado de ouro’’.Será que é por isso,que estou me sentindo tão mal?’’.

Na verdade, acredito que, a ‘’tristeza’’ seja ‘’saudade’’ e o ‘’ódio’’ seja ‘’decepção’’, mas, nesta hora,o que menos interessa é ‘’saber’’ e sim ‘’sentir’’.

Muito interessante este assunto!

Dica de hoje!

Bjs,

Alda