segunda-feira, 15 de março de 2021

Acho que conheço você?

 









Hoje vou compartilhar um artigo da revista ‘’Segredos da mente’’ da editora alto astral. O texto é de Isabelle Hoffmann e o título é: ‘’Te conheço?’’

Lendo o artigo, lembrei-me de uma situação acontecida na época em que fazia atendimento particular, e a vontade de chegar a tempo na casa da criança que atendia fazia com que eu ficasse ‘‘focada’’ na passagem do ônibus.

O que aconteceu? Uma jovem me chamou atenção dentro de um ônibus. Sim, ela chamou pelo meu nome e daí olhei. Quem era? Na hora... Não a reconheci, mas para não ser mal educada dei um sorriso e um aceno de ‘’olá’’.
Dentro do ônibus fiquei a pensar. Quem era? De onde a conhecia? Onde trabalhava: Era amiga de alguém? Tantas perguntas e sem nenhuma resposta naquela hora.

Atendi a criança. Cheguei em casa e nada! "Nadica de nada’’. Mas sabiamente, já deitada, fiz um ‘’rastreamento’’ na minha memória.O que fiz? Lembrei que ela usava uma blusa azul clara. Era um uniforme! Ok. Continuei... Onde já vi este tipo de uniforme? Mais difícil, mas fiquei a rastrear e achei a resposta e assim... Paulinas!!!

Uauuuu...Ela trabalhava e ainda trabalha nas Paulinas e hoje, lendo este artigo consegui entender o sentido daquele rastreamento e a busca feita com sucesso.

Aqui vou compartilhar um artigo que fala como o nosso cérebro consegue reconhecer um rosto:

Vamos lá!

  ü O cérebro registra os traços essenciais da face de uma pessoa ( o bigode, o formato do rosto);

  ü Com a pista de um detalhe, a memória começa a buscar retratos parecidos. Sendo assim fica mais fácil para o cérebro comparar a imagem com alguma pessoa que já conhecemos;

  ü Com a imagem supostamente identificada, o cérebro vai chegar seu ela é a pessoa em questão;

  ü  Uma em cada 50 pessoas (2%) não consegue reconhecer rostos ( desordem em algum grau).

Bjs,
Alda de Cássia

*Imagem: odiario aCHO